sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Haja pênaltis

Muito se falou durante e depois de Santos 3 x 1 Chapecoense que o artilheiro do Campeonato Brasileiro, Ricardo Olveira (14 gols), desperdiçou na Vila Belmiro sua quarta batida de pênalti no certame. Mas outro número chama a atenção: ele perde muitas penalidades máximas, é fato, mas isso não aconteceria se a sua equipe não fosse a que mais penais teve a seu favor em 22 rodadas.
ARTE
Santistas se aproximam de marcas superiores às de 2014
Santistas se aproximam de marcas superiores às de 2014
O blog contabilizou pelos números doFootstats os pênaltis a favor e contra de cada time da Série A. Depois fizemos a conta, a favor menos contra, como nos gols, para se chegar a um saldo, seja ele positivo ou negativo. O Santos não só é o time com mais penalidades a favor como o que tem o melhor saldo. Não consegue tirar tanto proveito deles, mas são marcados com frequência.
Por outro lado, equipes como Coritiba, Joinville e Palmeiras não tiveram um penal sequer em 22 cotejos cada. São 5940 minutos jogando futebol sem que os árbitros marcassem sequer um penaltizinho para eles. O Flamengo teve um, na primeira rodada. No Santos, só Lucas Lima e Geuvânio tiveram dois marcados sobre cada um. Inter e Figueirense são os que mais penalidades máximas cometeram. Corinthians e Coritiba são os que não tiveram marcação contra.
Já o Sport, segundo no ranking a favor, teve todos os seus cinco penais batidos apenas nas 11 primeiras rodadas. Faltando 16 para o fim do Brasileirão, o Santos precisa de apenas um pênalti para alcançar os oito que São Paulo e Fluminense tiveram em 2014, quando foram os times com mais penalidades máximas após as 38 partidas pela competição. Em 2013 o Criciúma e 2012 o Cruzeiro lideraram o ranking com nove.