sexta-feira, 8 de maio de 2015

Kvitova encerra série invicta de Serena e faz final

Madri (Espanha) - A série de 27 vitórias consecutivas da norte-americana Serena Williams chegou ao fim nesta sexta-feira, nas mãos da tcheca Petra Kvitova. A canhota controlou o saque da número 1 do mundo com devoluções agressivas, obteve seis quebras e avançou à decisão do WTA Premier de Madri com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h13.
O resultado representou vitória inédita de Kvitova sobre Serena, no sexto encontro entre elas – o primeiro no saibro. Campeã em 2011, a número 4 do mundo alcança a segunda final em Madri e irá enfrentar a russa Svetlana Kuznetsova, 29ª, que também surpreendeu ao eliminar a compatriota Maria Sharapova, atual campeã.
A canhota lidera o retrospecto por 3 a 1 e tem aproveitamento bem superior em finais (15-5 contra 14-20). Porém, no único confronto no saibro a ex-campeã de Roland Garros levou a melhor sobre a bicampeã de Wimbledon, marcando 9/7 no terceiro set no Grand Slam francês, em 2014.
O revés na semifinal marca o fim de muitas marcas expressivas de Serena, que estava invicta na temporada (24 jogos, sem um W.O.) e somava 27 triunfos desde o WTA Finals de Cingapura, em 2014.
Essa foi sua segunda maior sequência, atrás apenas das 34 vitórias consecutivas em 2013. A norte-americana, bicampeã em Madri em 2012 e 2013, vinha de 19 triunfos na capital espanhola e de incríveis 50 vitórias na categoria WTA Premier Mandatory (excluindo três W.O.s).
O equilíbrio no primeiro set se limitou a quatro games, com uma quebra para cada lado. Com devoluções profundas, Kvitova anulou o segundo serviço de Serena e chegou a fazer seis games seguidos, abrindo a segunda parcial com mais uma quebra.
Sem uma de suas maiores armas, a norte-americana também passou a errar mais nas trocas de bola. A número 1 colocou 55% de primeiro serviço em quadra e venceu apenas 28% dos pontos quando precisou jogar com o segundo saque. Mesmo devolvendo uma das quebras quando a tcheca sacou em 5/2, Serena se despediu sofrendo a sexta quebra na partida