sexta-feira, 8 de maio de 2015

Kuznetsova derruba Sharapova e decide Madri

Madri (Espanha) - A primeira semifinal do WTA Premier Mandatory de Madri nesta sexta-feira viu uma atuação inspirada de Svetlana Kuznetsova para derrubar a atual campeã. A número 29 do mundo dominou o duelo russo com Maria Sharapova por 1h30 e surpreendeu a favorita com imponentes 6/2 e 6/4 para alcançar sua maior final em seis anos.
Kuznetsova quebrou jejum de quatro jogos contra a compatriota (não vencia desde 2008) e diminuiu o retrospecto negativo para 5-8. Na decisão, a jogadora de 29 anos aguarda outra rival que tem retrospecto positivo contra ela: A norte-americana Serena Williams (8-2) ou a tcheca Petra Kvitova (3-1).
O único título da ex-número 2 em um Premier Mandatory veio em Pequim-2009. Desde então, ela fez apenas quatro finais em WTAs menores, levantando o último troféu em Washington-2014. A vaga na semifinal a coloca de volta no top 20, em 18ª, ou uma posição acima caso seja campeã.
Em Madri, a russa apagou o retrospecto de nunca ter avançado além das oitavas de final com “maratonas” e match points salvos e não mostrou cansaço diante de Sharapova. Kuznetsova passou pela australiana Samantha Stosur em 2h43 nas oitavas de final, em partida que terminou perto de 1h na capital espanhola, e na quinta-feira salvou dois match points em 3h05 contra a tcheca Lucie Safarova.
Com o resultado, Sharapova perde a chance de retomar a vice-liderança do ranking mundial e terá o WTA de Roma como última tentativa para chegar a Roland Garros como cabeça de chave 2. Ela aparecerá nesta segunda 200 pontos atrás da romena Simona Halep e ambas têm 105 pontos a defender no saibro italiano pelas oitavas de final em 2014.
No primeiro encontro entre Sharapova e Kuznetsova no saibro, a ex-número 1 não conseguiu encontrar soluções diante da tática – e da execução – perfeita da compatriota. Kuznetsova explorou as bolas anguladas, se defendeu bem e nem enfrentou break points no primeiro set.
Na segunda parcial, Sharapova teve a única oportunidade de quebra no quarto game. Não aproveitou e esteve perto de sofrer o mesmo placar do primeiro set ao lutar para salvar três break points em 2/4. Sem dar chances no serviço, Kuznetsova confirmou a grande vitória sem novos sustos.