sábado, 25 de abril de 2015

Wozniacki vence batalha de 3h e joga sua 40ª final

Stuttgart (Alemanha) - Em um dos melhores jogos deste início de ano na temporada feminina, Caroline Wozniacki finalmente venceu uma adversária de peso. A número 5 do mundo lutou por 2h58 para superar a terceira Simona Halep por 7/5, 5/7 e 6/2. Com o resultado, a dinamarquesa volta a decidir o forte Premier de Stuttgart quatro anos depois de um vice-campeonato.
Neste domingo, Wozniacki enfrenta a vencedora do confronto entre a canhota alemã Angelique Kerber, 14ª do ranking, e a surpreendente norte-americana Madison Brengle, 43ª colocada. A dinamarquesa tem desvantagem de 5 a 4 no histórico com Kerber e venceu fácil o único jogo com Brengle recentemente em Miami.
Aos 24 anos, a dinamarquesa está em sua 40ª final na carreira e busca o 24º troféu. Ela tem vencido ao menos um título por ano desde 2008, mas a última conquista de nível Premier foi Moscou em 2012, na última semana do ano com chave bastante esvaziada. Seu último título no saibro foi em Bruxelas, no ano de 2011, em evento que acontecia na semana anterior a Roland Garros. 
Em um encontro de duas jogadoras incansáveis do fundo de quadra, com quase todos os pontos sendo definidos em longos ralis, a maior consistência de Wozniacki foi uma das peças-chave. A dinamarquesa terminou o jogo com 30 winners, contra 41 de Halep. A romena, entretanto, cometeu 47 erros não-forçados, contra apenas 26 da ex-líder do ranking.
Wozniacki, que vinha sacando bem durante a semana enfrentou cinco chances de quebra nos seus três primeiros games de serviço, mas conseguiu sair ilesa. Depois de melhorar no primeiro saque, a dinamarquesa esperou por suas chances e elas vieram no decisivo 12º game, quando conseguiu boas devoluções que levaram a rival a erros.
O segundo set começou favorável à romena, que conquistou duas quebras seguidas e abriu 3/0. Halep pemitiu o empate a Wozniacki no oitavo game, mas voltaria à frente no 11º com uma nova quebra. A dinamarquesa chegou a ter três chances de levar o set ao tiebreak, mas não as aproveitou.
Àquela altura, o jogo já marcava 2h07 e eram poucos os sinais de desgaste. Sacando na frente, Wozniacki salvou três break points no primeiro game e quebrou duas vezes seguidas para abrir 5/1. Na hora de sacar para o jogo, a Wozniacki vacilou em game de oito minutos depois de perder três match points, mas a confirmação da vitória viria no game seguinte.
Wozniacki marcou sua segunda vitória em quatro jogos contra Halep e mesmo sem ter chances de ir além do quinto lugar no ranking, diminui a distância para a canhota tcheca Petra Kvitova, quarta colocada. Halep, por sua vez, reassumirá o segundo lugar da atual campeã Maria Sharapova, eliminada ainda nas oitavas do torneio alemão.