quinta-feira, 9 de abril de 2015

Botafogo vence o Macaé, conta com tropeço do Fla, sobe para 1º e conquista a Taça Guanabara

Assista ao gol da vitória do Botafogo sobre o Macaé
O Botafogo precisava fazer a parte dele e não decepcionou. Além disso, contou com o tropeço do Flamengo para terminar a primeira fase do Campeonato Carioca na primeira posição e conquista a Taça Guanabara. Com um gol de Elvis, o Alvinegro venceu o Macaé, por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite, no Engenhão, e vai enfrentar o Fluminense nas semifinais.
Além da vitória, o Botafogo foi beneficiado pelo empate do Rubro-Negro, que ficou no 0 a 0 com o Nova Iguaçu, e foi ultrapassado na tabela. Após o apito final no Engenhão, os jogadores botafoguenses ficaram cerca de cinco minutos dentro do gramado assistindo o fim do jogo do Fla, através de um tablet, para depois comemorarem bastante o título do tradicional troféu do Rio de Janeiro.
Esta foi oitava vez que o Botafogo conquistou a Taça Guanabara, contra nove do Fluminense, 11 do Vasco e 20 do Flamengo.
Com os resultados desta quarta, após 15 rodadas disputadas, o Botafogo terminou na primeira colocação, com 36 pontos, mesmo número do Flamengo, mas leva vantagem no confronto direto. O Alvinegro venceu o clássico na sétima rodada, por 1 a 0. O Vasco ficou em terceiro lugar com 33 pontos e será o adversário do Fla na semifinal. Já o Fluminense acabou na quarta colocação, com 31 pontos, ao bater o Madureira, e vai encarar o Alvinegro no próximo final de semana.
O jogo
Diante de um adversário muiro retraído, o Botafogo iniciou o jogo com grande disposição ofensiva,mas os erros de passes impediam que a equipe dirigida por Renê Simões chegasse com efetivo perigo na área do Macaé.
VITOR SILVA/SSPRESS
Elenco do Botafogo comemora a conquista da Taça Guanabara de 2015
Elenco do Botafogo comemora a conquista da Taça Guanabara de 2015
Só depois dos dez minutos é que a equipe visitante chegou com relativo perigo ao gol defendido por Renan, mas a conclusão do lateral Diego foi bloqueada pela zaga. Aos 17 minutos, Fernando Santos arriscou da intermediária e obrigou Renan a praticar uma boa defesa.
Os dois times erravam muitos passes, o que tornava a partida muito lenta, o que provocou os primeiros protestos do pequeno público presente ao Engenhão.
O panorama não mudou, nem mesmo depois da parada técnica, quando os treinadores aproveitam para dar instruções aos seus jogadores.
O Botafogo melhorou de produção e quase chegou ao primeiro gol, aos 34 minutos, em chute forte de Henrique que obrigou o goleiro Ricardo Berna a praticar grande defesa.
Aos 38 minutos, o Botafogo marcou. Henrique cruzou, Max falhou ao tentar dominar a bola que sobrou para Elvis. O meia chutou forte, a bola bateu na trave, nas costas de Ricardo Berna e entrou. Aos 41 minutos, o Macaé teve a chance do empate, mas o goleiro Renan fez grande defesa em chute de Max.
No início do segundo tempo, o Macaé partiu para o ataque e Fernando Santos, aos três minutos, obrigou o goleiro Renan a se virar, para evitar o gol do empate. Dois minutos depois foi a vez de Willian Arão acertar a trave de Ricardo Berna.
GAZETA PRESS
Botafogo venceu o Macaé , nesta quarta à noite
Botafogo venceu o Macaé , nesta quarta à noite
Depois desse lance, o Macaé voltou a pressionar. Aos 14 minutos, Juninho cruzou, Giancarlo completou e Renan fez outra boa intervenção,aliviando o perigo. Aos 21 minutos, o Botafogo escapou de novo. Aloisio mandou a bomba e a bola bateu na trave direita do Botafogo.
O time dirigido por Renê Simões procurava administar o resultado e raramente aparecia na área do Macaé. O que aconteceu aos 32 minutos, em conclusão de Bill que levou perigo para o gol de Ricardo Berna.
Aos 39 minutos, novamente Elvis fez boa jogada e lançou para a conclusão de Bill,mas Ricardo Berna evitou o segundo gol, com outra grande defesa. Após o apito final, os jogadores tiveram que esperar dentro do gramado cerca de cinco minutos até acabar o jogo do Flamengo para poder comemorar a primeira colocação.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 MACAÉ

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 8 de abril de 2015, quarta-feira 
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Philip George Bennett (RJ) 
Assistentes: Luiz Antonio Muniz (RJ) e Patricia Retondário da Silva (RJ) 
Cartão amarelo: Pipico (Macaé) 
Gols: BOTAFOGO: Elvis, aos 38 minutos do primeiro tempo
BOTAFOGO: Renan; Luís Ricardo (Gilberto), Renan Fonseca, Alisson e Thiago Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Fernandes e Elvis; Jobson (Sassá) e Henrique (Bill) 
Técnico: René Simões
MACAÉ: Ricardo Berna; Max, Brinner, Filipe Machado e Diego; Dos Santos(Eberson) Juninho, Fernando Santos,(Marquinhos) Aloisio e Pipico; Giancarlo 
Técnico: Marcelo Cabo