segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Dudu é do Palmeiras! Números, características, golaço e Ney Franco explicam a valorização do atacante

ESPN
Surpresa! Nem Corinthians, nem São Paulo, Dudu é do Palmeiras; veja gols e lances do meia-atacante
Surpresa! Nem Corinthians, nem São Paulo, Dudu é do Palmeiras; veja GOLS e lances do meia-atacante
Nem Corinthians, nem São Paulo. Dudu vai jogar no Palmeiras em 2015. Acordo fechado por quatro anos.
O jovem Eduardo Pereira Rodrigues, 23 anos, não é Pelé. Não foi o craque do último Brasileiro nem desequilibrou jogos a ponto de colocar o Grêmio de Felipão na Libertadores. Por que, então, foi tão disputado pelo "Trio de Ferro" paulista e o Alviverde celebra o negócio como se fosse um título?
A resposta está na combinação de qualidade com as características do jogador. Dudu é artigo raro no mercado e peça fundamental na montagem de um time. Porque o atacante de velocidade é quem dá profundidade aos ataques, funciona como desafogo quando o adversário adianta a marcação, cria espaços na defesa atraindo a marcação pelo flanco.
O drible e a rapidez chamam faltas que podem resultar perigo na bola parada. Se houver fôlego, resistência e cultura tática, ainda ajuda na recomposição voltando com o lateral do oponente e aparece para finalizar entrando em diagonal.
TRUMEDIA
Mapa de toques de Dudu no Grêmio durante o Brasileiro: atacante parte da esquerda e procura a linha de fundo ou a diagonal.
Mapa de toques de Dudu no Grêmio durante o Brasileiro: atacante parte da esquerda e procura a linha de fundo ou a diagonal.
Nem é preciso executar todas essas funções com excelência - como Gareth Bale no Real Madrid ou Frank Ribéry no Bayern de Munique, por exemplo. Basta servir para a equipe como elemento facilitador para meio-campistas e os outros atacantes.
No Grêmio, Dudu fez apenas oito GOLS em 52 jogos. Três no Brasileiro. Na vitória por 2 a 0 sobre o Sport na Arena do Grêmio, o mais bonito e que ilustra bem as qualidades do novo jogador do Palmeiras: arranque, infiltração em diagonal, técnica para limpar o goleiro e ir às redes. Relembre no vídeo abaixo:
Foi responsável por cinco assistências, média de 1,5 passe para finalização por jogo. Também o que mais acertou dribles e, não por acaso, o segundo que mais sofreu faltas: 3,3 por partida (Footstats).
Ney Franco, treinador que trabalhou com Dudu no Coritiba campeão brasileiro da Série B em 2010 e na seleção brasileira sub-20 que venceu o Mundial da categoria no ano seguinte, exalta o novo reforço palmeirense:
"Dudu faz parte da geração mais talentosa que surgiu nos últimos tempos, com Neymar, Lucas, Oscar e Philippe Coutinho. Só o vejo abaixo do Neymar, para ser sincero. Tentei levá-lo em 2012 para o São Paulo e ano passado para o Flamengo, mas os valores eram muito altos. É inteligente taticamente, pode jogar nas três posições de meia atrás do atacante num 4-2-3-1. Entende rápido a função que tem que executar, tanto pode voltar marcando o lateral como ficar na frente para puxar os contra-ataques. Sem dúvida, foi a melhor contratação até agora dos clubes brasileiros em 2015.".
Dudu não é garantia de títulos. Mas a nova contratação, além de não fortalecer os rivais, deve ser muito útil no time de Oswaldo de Oliveira, provavelmente armado no 4-2-3-1. O novo Palmeiras tem tudo para ser forte em 2015.
OLHO TÁTICO
No Palmeiras, Dudu deve atuar aberto por um dos lados, preferencialmente o esquerdo, buscando as infiltrações em diagonal e também ajudando sem a bola
No Palmeiras, Dudu deve atuar aberto por um dos lados, preferencialmente o esquerdo, buscando as infiltrações em diagonal e também ajudando sem a bola