quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Libertadores 2015: acompanhe a definição das últimas vagas abertas



REUTERS
Papa Francisco segura a Taça Libertadores conquistada pelo seu San Lorenzo
San Lorenzo enfrentará o São Paulo e pode ter segundo brasileiro no grupo
O sorteio da Copa Libertadores 2015 já foi realizado, mas alguns das bolinhas nos potes tinham apenas números e países. Mas quem vai ocupar estas vagas? Com os campeonatos nacionais invadindo dezembro, ainda há muita coisa a definir.
O blog preparou um repasso da disputa pelas vagas. Este post será atualizado à medida que as vagas forem preenchidas.
ARGENTINA

San Lorenzo, atual campeão da Libertadores, e River Plate, vencedor do Torneio Final no primeiro semestre, são cabeças-de-chave. O Racing, campeão do Torneio Transição no segundo semestre, também inicia nos grupos. O Huracán, campeão da Copa Argentina, jogará a primeira fase.
A última vaga direta deve ser definida em um desempate entre Vélez Sarsfield e Boca Juniors, que terminaram com as melhores campanhas da temporada 2013-14.
Caso o Boca seja derrotado, entra na primeira fase como melhor argentino da Sul-Americana (já que o campeão River Plate havia garantido a vaga anteriormente). No caso de vitória xeneize no desempate, esta vaga fica com o Estudiantes.
BOLÍVIA

Os três primeiros colocados do último Torneio Clausura são os representantes bolivianos. Universitario, de Sucre, e San José, de Oruro, vão diretamente à fase de grupos, enquanto The Strongest tem a vaga na primeira fase.

BRASIL

Cruzeiro, campeão brasileiro, e Atlético Mineiro, da Copa do Brasil, são os cabeças-de-chave do país. As outras vagas diretas nos grupos vão para São Paulo e Internacional, respectivamente segundo e terceiro colocados. O Corinthians, quarto, joga a primeira fase.
CHILE
Colo Colo, vencedor do Torneio Clausura no primeiro semestre, e Universidad de Chile, que faturou o Apertura, são os dois times na fase de grupos.
A vaga na primeira fase será definida em um play-off entre Palestino e Santiago Wanderers. No primeiro jogo, vitória do Palestino em casa por 3 a 1.
COLÔMBIA

Atlético Nacional está na fase de grupos como campeão do Torneio Apertura.
O Torneio Finalización, disputado no segundo semestre, apontará a segunda vaga. A decisão é entre Independiente Medellín e Independiente Santa Fe, sendo que este último já está garantido no mínimo na primeira fase pela pontuação geral do ano.
O Santa Fe, de Bogotá, venceu o primeiro jogo fora de casa por 2 a 1. Caso confirme o título, a vaga na fase eliminatória passa para o Once Caldas, o melhor logo a seguir na classificação total.
EQUADOR
Emelec Barcelona fazem o clássico de Guayaquil na decisão do campeonato e estão garantidos na fase de grupos. No jogo de ida, com mando do Barcelona, houve empate por 1 a 1. O Independiente del Valle, pela pontuação geral do ano, entra na primeira fase.
MÉXICO
Tigres Atlas, os melhores na fase de classificação do Torneio Apertura entre os times que não jogam a Champions League da Concacaf, são os mexicanos na fase de grupos. O Morelia, vencedor da Supercopa, joga a fase eliminatória.

PARAGUAI
Libertad ganhou o Torneio Apertura e o Clausura. A segunda vaga na fase de grupos, assim, ficou para o Guaraní, melhor entre os outros na pontuação geral. Também pela classificação do ano, o Cerro Porteño passou à fase eliminatória.
PERU
Os finalistas Juan Aurich e Sporting Cristal disputarão a fase de grupos. O campeão será o "Peru 1" e o vice o "Peru 2". Após dois empates, 2 a 2 e 0 a 0, a decisão do título ficou para uma partida extra em Trujillo.
Campeão do Torneo del Inca, a copa nacional, o Alianza Lima entra na primeira fase.
URUGUAI
Classificação definida pela temporada 2013-14: o campeão Danubio e o viceMontevideo Wanderers entram nos grupos. O Nacional vai à fase eliminatória pela pontuação somada.
VENEZUELA
Zamora, campeão da temporada 2013-14, e Mineros, vice, são os venezuelanos nos grupos. O Deportivo Táchira, melhor colocado entre os demais, começa na "pré".

OS GRUPOS
Grupo 1Atlético Mineiro (Brasil)
Colômbia 2 (Ind. Medellín ou Santa Fe)
Colo Colo (Chile)
Atlas (México)
Grupo 2San Lorenzo (Argentina)
São Paulo (Brasil)
Danubio (Uruguai)
Corinthians (Brasil) x Colômbia 3 (Santa Fe ou Once Caldas)
Grupo 3Cruzeiro (Brasil)
Mineros (Venezuela)
Universitario de Sucre (Bolívia)
Alianza Lima (Peru) x Huracán (Argentina)
Grupo 4Equador 1*** (Emelec ou Barcelona)
Internacional (Brasil)
Universidad de Chile (Chile)
Morelia (México) x The Strongest (Bolívia)
Grupo 5Zamora (Venezuela)
Argentina 4 (Boca ou Vélez)
Montevideo Wanderers (Uruguai)
Chile 3 (Santiago Wanderers ou Palestino) x Nacional (Uruguai)
Grupo 6River Plate (Argentina)
Peru 2 (Juan Aurich ou Sporting Cristal)
San José de Oruro (Bolívia)
Tigres (México)
Grupo 7Atlético Nacional (Colômbia)
Equador 2*** (Emelec ou Barcelona)
Libertad (Paraguai)
Independiente del Valle (Equador) x Argentina 6 (Boca ou Estudiantes)
Grupo 8Peru 1 (Juan Aurich ou Sporting Cristal)
Racing (Argentina)
Guaraní (Paraguai)
Dep. Táchira (Venezuela) x Cerro Porteño (Paraguai)
*** A Conmebol sorteou o Emelec como "Equador 1" por causa de um erro da federação equatoriana, que solicitou a retificação após o sorteio. Caso a correção se confirme, o "Equador 1" será o campeão nacional, e o "Equador 2" o vice.