terça-feira, 9 de setembro de 2014

Média de público recorde na maltratada 19ª rodada: todos têm aprendido com os pontos corridos

GAZETA PRESS
Recorde de público no Brasileiro: 59.680 torcedores estiveram no Maracanã neste sábado
Recorde no Brasileiro: 59.680 torcedores estiveram no Maracanã para ver Flamengo x Grêmio 

Acabou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Um campeonato maltratado, como demostram, para citar um só exemplo, as recentes rodadas em datas-Fifa que desfalcam os melhores times do torneio de seus melhores jogadores.
Ainda assim, a média da 19ª rodada (que não decidia lá muita coisa e tinha muito time desfalcado por seleções) foi de impressionantes 26.641 pagantes por jogo. Média recorde do torneio e número bem acima da média geral de qualquer Campeonato Brasileiro em toda história da competição.
Hoje, a média de público do campeonato é de 15.259 pagantes por jogo. Nenhuma maravilha, mas ainda assim mais que a média dos últimos quatro Brasileirões. Historicamente, a presença de público cresce no returno, quando os jogos, embora valendo os mesmos três pontos do turno, são vistos por parte dos torcedores como mais decisivos. Ou seja: a tendência é que esta média de 15.259 pagantes por partida cresça consideravelmente até o fim do Brasileiro.
Não pode ser desconsiderado, neste crescimento, o efeito que o conforto e fascínio dos novos estádios construídos para a Copa do Mundo tiveram no torcedor, fazendo subir sua assiduidade justamente nos jogos disputados nestas praças, como mostra matéria publicada pelo ESPN.com.br há menos de um mês.
Mas não é só.
Com a adoção do sistema por pontos corridos, alguns clubes, como o Corinthians (atual líder de público), passaram a compreender melhor a importância dos planos de sócios-torcedores. Outros, como o São Paulo (vice-líder de público), buscam encontrar o caminho para precificar os ingressos, buscando o tênue limite do "quanto-vale-cobrar-para-não-perder-dinheiro-nem-apoio-no-estádio".
Mais importante (e demorado), a torcida, aos poucos, passa a entender que todo jogo vale o mesmo número de pontos e que, portanto, não faz sentido esperar as rodadas finais para ir ao estádio.
Já são pouco mais de 10 anos de pontos corridos. Todos têm aprendido e, ainda que tenhamos inúmeros problemas na organização do campeonato, a evolução é real.
Falar em mudança de fórmula baseando-se numa euforia momentânea com a emocionante Copa do Brasil ou, pior ainda, com dados sobre audiência de TV não parece fazer sentido algum neste momento.
Veja abaixo as 10 maiores médias de público pagante do Brasileiro até aqui, segundo a Footstats. Considerando apenas os jogos disputados como mandante:
1)  Corinthians  29.635
2)  São Paulo  29.486
3)  Flamengo  25.214
4)  Fluminense  22.427
5)  Cruzeiro  21.855
6)  Internacional  20.151
7)  Grêmio  18.328
8)  Sport  15.175
9)  Palmeiras  14.920
10)  Atlético-MG  12.355