terça-feira, 8 de abril de 2014

Fim da novela: Elias é do Corinthians

Reveja gols da 1ª passagem do volante Elias pelo Corinthians
A novela, enfim, acabou. O Corinthians acertou nesta segunda-feira o retorno de Elias após uma das negociações recentes mais desgastantes no futebol brasileiro. Depois de semanas de debates, o time paulista e o Sporting (POR) chegaram definitivamente a um consenso, sem surpresas no final. O atleta não poderá jogar oficialmente até o dia 14 de julho, quando a CBF reabre o período de inscrições para atletas de fora.
A documentação foi assinada por todas as partes nesta tarde no Brasil e noite em Portugal, segundo apurou o ESPN.com.br. O próprio Corinthians confirmou o acerto minutos depois da publicação da matéria.
Segundo o contrato final, a diretoria alvinegra pagará quatro milhões de euros pelos 50% dos direitos econômicos pertencentes aos portugueses, que serão depositados de forma parcelada. Além de não precisar colocar os garotos da base no negócio, a cúpula paulista ainda conseguiu retirar a cláusula que barrou a última tentativa de acerto na semana passada: uma multa de 100% sobre o valor total em caso de atraso nos pagamentos.
Os capítulo dramáticos com o clube de Lisboa envolveram conversas até as 23h59 do dia do fechamento da janela de transferências, contaram com troca de acusações de ambos os lados e até mesmo o receio de uma notificação por parte da Fifa.
A possibilidade de que isso acontecesse foi um dos fatores que pesou para que as tratativas com o clube português acabassem retomadas nos últimos dias e a volta de Elias ao Parque São Jorge fosse concretizada. Os representantes do Sporting não escondiam internamente o medo de perder o jogador sem custos caso a situação se encaminhasse para os tribunais.
Gazeta Press
Elias só poderá entrar em campo depois do dia 14 de julho
Elias só poderá entrar em campo depois do dia 14 de julho
Em relação ao salário do meia, o Corinthians vai pagar menos durante os três primeiros meses, entre abril e julho, já que Elias ainda não poderá entrar em campo oficialmente. O combinado ficou em cerca de 10% do vencimento dos meses seguintes - R$ 50 mil. Ainda sem data de apresentação definida, ele terá de ficar treinando no clube até o dia 14 de julho, quando o período de inscrições na CBF reabre. Dessa maneira, o atleta ficará de fora das nove primeiras rodadas do Brasileiro.
Apesar da restrição, durante o recesso da Copa do Mundo ele poderá participar de eventuais amistosos que a equipe for realizar para preparação para o segundo semestre.
Quando "quase" acertou
O Corinthians já havia chegado perto de selar o negócio, mas esbarrou em dois entraves diferentes. Na primeira vez, encerrou as tratativas porque o Sporting dobrou o preço do pedido - de quatro para oito milhões de euros, incluindo metade dos direitos de cinco jogadores da base corintiana. Na segunda, conseguiu voltar aos quatro milhões iniciais, porém, discordou da exigência de uma multa de 100% em cima do valor total para casos de atraso nas parcelas.
O jogador de 28 anos foi um dos destaques da equipe alvinegra em seu período de reconstrução após a queda para a segunda divisão do Brasileiro. Em 2008, ele se destacou pela Ponte Preta vice-campeã estadual e, na sequência, se transferiu ao Corinthians.
Durante três anos, Elias foi um dos principais nomes do elenco, que, além do título da Série B em seu primeiro ano, se tornou campeão paulista e da Copa do Brasil na temporada seguinte. O volante conquistou a torcida por causa de sua capacidade de marcação e chegada ao ataque com muito perigo.
Em alta, o atleta foi negociado com o Atlético de Madri, mas acabou sem espaço, pois o clube já havia superado o limite de estrangeiros. Dessa forma, foi negociado com o Sporting, pelo qual não se destacou e acumulou atritos fora do campo, e ainda passou pelo Flamengo na temporada passada, como um dos destaques do título da Copa do Brasil.