segunda-feira, 28 de abril de 2014

Espanhola ergue primeiro troféu e entra no top 50

Marrakesh (Marrocos) - A espanhola Maria Teresa Torro, de 21 anos, se tornou a sexta campeã inédita na temporada. Neste domingo, ela conquistou o título do WTA de Marrakesh ao derrotar a suíça Romina Oprandi, que também buscava sua primeira conquista, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3.
Como prêmio de consolação, Oprandi ficou com o troféu nas duplas. Ao lado da espanhola Garbiñe Muguruza, ela bateu a polonesa Katarzyna Piter e a ucraniana Maryna Zanevska de virada, com placar final de 4/6, 6/2 e 11-9. Curiosamente essas foram as duas primeiras finais da carreira da suíça.
Tita Torro começou melhor, faturou o primeiro e pareceu que iria fechar em sets diretos depois de conseguir uma quebra de frente no segundo. Foi então que a rival suíça se recuperou e reverteu a situação na parcial, empatando o jogo e forçando a disputa do terceiro set.
Na reta final, a espanhola dominou as ações e abriu 5/1, quando sacou pela primeira vez para o jogo. Torro falhou e acabou sendo quebrada, mas na segunda oportunidade que teve de servir para a partida ela não vacilou e concretizou a vitória.
A espanhola foi a sexta a vencer pela primeira vez no ano. Além dela, também comemoraram uma conquista inédita Garbiñe Muguruza (Hobart), Tsvetana Pironkova (Sydney), Kurumi Nara (Rio Open), Caroline Garcia (Bogotá) e Donna Vekic (Kuala Lumpur).
Com a conquista em Marrakesh, Torro vai entrar para o top 50 na WTA pela primeira vez, ocupando justamente a 50a colocação. A espanhola ainda vai levar um cheque de US$ 43 mil, enquanto Oprandi receberá a premiação de US$ 21,4 mil, saltando do 101o posto para o 78o.