terça-feira, 11 de março de 2014

'Guerreiro do câncer' não liga para último lugar: 'Estou prestes a morrer'

icar em último lugar é algo que a maioria dos atletas evita. Mas às vezes o que importa não é o resultado, mas completar a prova. É o caso do americano Augusto Jose Perez. Nesta terça-feira, ele completou os 12,5 km do biatlo sentado na 19ª e última posição, em 48m40s9, quase 14 minutos abaixo do vencedor, o russo Roman Petushkov, e mais de sete minutos depois do penúltimo colocado. No domingo, em sua estreia nas Paralimpíadas de Inverno de Sochi, ele foi um pouco melhor: acabou em 17º entre os 21 da prova dos 15km na modalidade que combina esqui cross country e tiro.
sochi Augusto Jose Perez (Foto: Agência Getty Images)Augusto Jose Perez compete em Sochi sem se importar com colocação (Foto: Agência Getty Images)
Nascido em Madri e naturalizado americano, Perez fez parte do time de curling das Paralimpíadas de Inverno de Turim 2006 e Vancouver 2010. No ano seguinte mudou para o biatlo. Os 42 anos acabaram pesando, mas a última colocação foi apenas um detalhe. 
 - Não vim para correr longas distâncias e os meus adversários têm a metade da minha idade. Mas honestamente dei tudo o que podia. Por que eu fui devagar? Não me importo se eu estou prestes a morrer - disse.
Perez perdeu a perna esquerda em 2003 ao ser diagnosticado com câncer. Ele tinha acabado de completar o primeiro ano de casamento.  
- Eu morri no dia em que fui diagnosticado. Tinha apenas 15% de chances de sobreviver, então minha esposa me deixou fazer o que eu queria. Minha família é superorgulhosa de mim.
E é pela família que Perez compete. Para estar em Sochi, ele fez uma vaquinha pela internet para ajudar a juntar dinheiro. Se autointitulou "Guerreiro do Câncer IV":
- Há um ano eu estava em um hospital, fazendo tratamento de radiação, com apenas um objetivo: fazer parte do time. Eu realmente não ligo para dores, contusões ou equipamentos quebrados. Não tenho tempo a perder.
sochi Augusto Jose Perez (Foto: Agência Getty Images)Americano dá exemplo de superação nas montanhas de Sochi (Foto: Agência Getty Images)
Com transmissão do Canal Campeão, as Paralimpíadas de Sochi estão sendo disputadas desde o último dia 7 e terminam no próximo dia 16. São 585 atletas de 44 países. O Brasil participa pela primeira vez com Fernando Aranha, no esqui cross country, e com André Cintra, no snowboard. Nesta terça-feira, o SporTV 2 transmite ao vivo o esqui alpino, a partir das 8h25.
A Rússia domina amplamente o quadro de medalhas. Levou 31 até agora: dez de ouro, 12 de prata e nove de bronze. A Alemanha está em segundo, com quatro ouros, e a Ucrânia é a terceira, com dois ouros, três pratas e quatro bronzes.