quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Seleção Bosman: veja quem pode ser contratado de graça em julho

 lei Bosman mudou a relação entre clubes e jogadores nos anos 90, livrando os atletas de qualquer vínculo no fim de seus contratos. As transferências a custo zero se tornaram bastante concorridas, e grandes oportunidades surgem a partir delas.
Uma das contratações mais importantes da próxima temporada chegará desta maneira: Lewandowski, que trocará o Borussia Dortmund pelo Bayern de Munique quando seu compromisso expirar.
Vários outros jogadores espalhados para a Europa podem se transferir de graça em julho, e o blog montou uma seleção com alguns dos que devem ser mais procurados. Val lembrar que qualquer jogador pode assinar um pré-contrato caso faltem menos de seis meses para o fim do contrato.
Victor Valdés (Barcelona) - goleiro, 32 anos
O goleiro descartou renovar seu contrato com o Barça no fim da temporada, preferindo buscar novos ares. Cinco vezes vencedor do Troféu Zamora, dado ao goleiro menos vazado da liga espanhola, Valdés deve se transferir para outro país. Há especulações de que o Monaco possa ser seu destino.
Bacary Sagna (Arsenal) - lateral-direito, 30 anos
Titular do Arsenal desde sua chegada ao clube, em 2007, Sagna já recebeu sondagens do Galatasaray para se transferir ao fim de seu contrato, mas ainda não definiu seu destino.
John Terry (Chelsea) - zagueiro, 33 anos
Terry pode não permanecer nesta lista por muito tempo, mas não há certeza de sucesso nas possíveis negociações por um novo contrato. Caso não haja um acordo, dificilmente continuaria no futebol inglês, considerando sua identificação com o clube. Vale lembrar que o Chelsea já contratou o jovem francês Kurt Zouma para a próxima temporada.
Nemanja Vidic (Manchester United) - zagueiro, 32 anos
Capitão dos Diabos Vermelhos, o sérvio chegou ao clube em 2006 e se consolidou como um dos melhores zagueiros da Europa. Mas os problemas físicos têm impedido que ele jogue sempre, e suas aparições se limitam a 40% dos jogos da Premier League desde o início da temporada 2011/12.
Ashley Cole (Chelsea) - lateral-esquerdo, 33 anos
O tempo passou e Cole não tem mais a velocidade de seus melhores anos, mas ainda parece ser uma opção confiável para se apostar. É sua oitava temporada em Stamford Bridge, para onde se transferiu do Arsenal em uma polêmica negociação. Luke Shaw, do Southampton, é apontado como possível substituto.
Fernando (Porto) - volante, 26 anos
Revelado no Vila Nova-GO, Fernando foi contratado pelo Porto em 2007 e se firmou como titular a partir da temporada 2008/09. Por pouco não se transferiu para o Manchester City em janeiro, mas o time inglês mantém o interesse e tem tudo para levá-lo em julho.
Blaise Matuidi (PSG) - volante, 26 anos
A contratação de Cabaye e o forte interesse em Pogba mostram que o PSG pode abrir mão de Matuidi. O jogador da seleção francesa serviria a quem busca um volante de bom porte físico e poder de marcação.
Frank Lampard (Chelsea) - meia, 35 anos
Ano passado, Lampard teve de esperar até maio para confirmar sua presença no clube por mais uma temporada. Tudo indica que o suspense se repetirá este ano. Resta saber se um dos símbolos do clube terá a mesma paciência.
Raúl Garcia (Atlético de Madrid) - meia, 27 anos
"Reserva de luxo" no time de Simeone, Raúl García se destaca pela visão de jogo e pelo ótimo aproveitamento no jogo aéreo. Tudo indica o interesse mútuo na renovação, mas a demora na assinatura cria alguma incerteza.
Samuel Eto'o (Chelsea) - atacante, 32 anos
José Mourinho tem se declarado satisfeito com a contribuição do camaronês, mas nenhuma decisão sobre sua permanência deve ser tomada antes do fim da temporada. Tudo indica que, se quiser, Eto'o fica por mais um ano. A não ser que já pense em voltar ao Mallorca, onde quer encerrar a carreira.
Miroslav Klose (Lazio) - atacante, 35 anos
A passagem pela Itália foi positiva para Klose, com 31 gols nas duas primeiras temporadas. A média caiu na atual campanha - apenas cinco gols em 18 partidas -, mas ninguém duvida que uma nova transferência possa atiçar novamente seu instinto artilheiro.
Outros jogadores em fim de contrato:
Goleiros: Brkic (Udinese), Gomes (Tottenham), Storari (Juventus), Fabianski (Arsenal).
Laterais: Emanuelson (Milan), Evra (Manchester United).
Zagueiros: Ferdinand (Manchester United), Lescott (Manchester City), Heitinga (Fulham), Kaboul (Tottenham), Samuel (Inter), Van Buyten (Bayern).
Meio-campistas: Barry (Everton), Cambiasso (Inter), Menez (PSG), D.Pizarro (Fiorentina), Rosicky (Arsenal), Vargas (Fiorentina), Joe Cole (West Ham).
Atacantes: Bendtner (Arsenal), Berbatov (Monaco), Gomis (Lyon), Milito (Inter), C.Pizarro (Bayern), Cacau (Stuttgart), Drogba (Galatasaray), Eduardo da Silva (Galatasaray).
* Colaboraram Gustavo Hofman e Rafael Oliveira