segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Praia contrata nadadora com índices entre dez melhores do mundo

A Equipe Paralímpica de Natação do Praia Clube apresentou mais um reforço para as competições de 2014. Desde sexta-feira, Ticiane Duarte Lima, de 29 anos,  treina no clube uberlandense. A para-atleta foi campeã brasileira em 2013 nas provas do 150m Medley e 200m Livre, que são suas especialidades. O novo reforço do Praia é a sétima melhor do mundo na prova dos 150m Medley e a oitava nos 50m Peito. Natural de Belém do Pará, Ticiane compete na classe S5/SB3/SM4.
Ticiane Duarte Lima nadadora para-atleta natação do Praia Clube (Foto: Divulgação/Praia Clube)Atleta começou o namoro com a equipe de Uberlândia em 2013 (Foto: Divulgação/Praia Clube)
Mas a ideia de vir o clube mineiro não surgiu de repente.O “namoro” com o Praia Clube começou m 2013, quando a para-atleta foi passar férias em Uberlândia, com uma amiga.

– Para não ficar sem treinar durante minha passagem pela cidade, acabei pedindo para treinar no Praia. Conversei com o Alexandre (técnico da equipe de natação) e gostei muito do trabalho desenvolvido. Na ocasião, ele disse que não dava, porque já tinham cumprido as cotas de vagas do ano e então voltei para São Paulo - disse.

Mas a vontade de mudar para Uberlândia falou mais alto para Ticiane. Além de se dizer irritada com o estilo de vida paulistano, outro fator pesou na decisão da para-atleta de se mudar para a cidade mineira, mesmo sem um clube para treinar.
–  O clima da cidade é bem melhor que o de São Paulo para a minha família. Minha mãe e minha vó ficam muito doentes lá (SP). Aqui, elas não adoecem tanto. Elas não se adaptaram ao clima de lá – afirmou.

Em novembro de 2013, veio a boa notícia: o técnico do Praia ligou para Ticiane e disse que ela poderia treinar no clube. Segundo a para-atleta, ela já estava de mudança pronta para Uberlândia, mesmo que não fosse para treinar com Alexandre.

–  Fiquei muito feliz, porque é muito difícil para a gente, por ser um esporte paralímpico. Vou ter todo o apoio que o atleta precisa, como alimentação, fisioterapia e médico – ressaltou Ticiane.
A atleta, que afirmou ter como objetivo bater o recorde brasileiro nos 150m Medley e buscar índice para as Paralimpíadas de 2016 nos 50m Peito, se disse apaixonada pela cidade mineira.

–  Me apaixonei por Uberlândia. Meu tio disse que quem bebe da água de Uberlândia não quer mais ir embora. Eu disse que já tinha me apaixonado por aqui. Fiz de tudo para voltar para cá e voltei. Minha mãe está adorando e minha vó também – afirmou. 
NOVOS CAMINHOS

Aos 10 anos, Ticiane teve meningite e passou mais de seis meses internada. No tempo em que estava no hospital, a para-atleta contou que ia com frequência ao centro de cirurgias, onde afirmou ter perdido as contas de por quantos procedimentos passou. Com a doença, Ticiane perdeu as pernas e parte dos dedos da mão. 

Alguns anos depois, aos 17, ela tentou ingressar no basquete, mas não se adaptou.

– Tentei jogar basquete, mas não me adaptei. Eu achava o esporte muito violento – afirmou.

Com a não adaptação ao esporte, Ticiane começou a se dedicar à dança. Aos 21 anos, ela se mudou de Belém para São Paulo, onde fez um tratamento na AACD, e foi quando a para-atleta começou sua relação com o esporte aquático.

– Fiz uma triagem e a doutora perguntou se eu sabia nadar, porque estavam abrindo umas vagas para hidroterapia. Eu disse que não sabia e ela falou que eu ia aprender. Comecei na hidroterapia e acabei aprendendo a nadar.  Um dos fisioterapeutas me convidou para participar de uma competição em São Paulo em 2010, e foi aí que comecei – contou Ticiane.

TÍTULOS EM 2013


1ª Etapa Nacional Circuito Paralímpico – São Paulo (SP)

1º lugar – 200m Livre
2º lugar – 150m Medley, 50m e 100m Livre, 50m Peito

2ª Etapa Nacional Circuito Paralímpico – Porto Alegre (RS)
1º lugar – 200m Livre
2º lugar – 150m Medley, 50m e 100m Livre, 50m Peito

3ª Etapa Nacional Circuito Paralímpico – Fortaleza (CE)
1º Lugar – 150m Medley
2º Lugar – 50m Peito
3º Lugar – 100m Livre

Open Brasil de Natação Paralímpica – São Paulo (SP)
1º Lugar – 150m Medley e 200m Livre