segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Palmeiras não começava 100% em três rodadas desde 2009. Último campeão assim foi Santos 2011

Faz exatamente cinco anos que o Palmeiras fazia seu terceiro jogo de Campeonato Paulista e comemorava 100% de aproveitamento. Aconteceu na estreia de Keirrison, contra o Marília, em 27 de janeiro de 2009. Keirrison perdeu pênalti aos 16 minutos do segundo tempo, o Palmeiras venceu por 3 x 0 com gols de Lenny, Cleiton Xavier e Evandro e isolou-se na liderança com 9 pontos, sete gols pró, nenhum contra.
Nas três primeiras rodadas daquele ano, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo ganhou por 1 x 0 do Santo André, 3 x 0 do Mogi Mirim e 3 x 0 do Marília. Não foi campeão. No ano anterior, do último título estadual, o time também dirigido por Vanderlei Luxemburgo começou com vitória por 3 x 1 sobre o Sertãozinho, mas empatou o clássico contra o Santos na segunda rodada. 
O último campeão paulista com 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas foi o Santos de 2011. Nos primeiros jogos, 4 x 1 no Linense, 3 x 0 no Mirassol e 4 x 2 no Grêmio Prudente.
NInguém dá muita bola para o início de campanha irretocável, mas pode ser importante com a fórmula do atual Paulista. Nas quartas-de-final, os dois classificados de cada grupo se enfrentarão. Se o Santos ficar atrás do São Bernardo, como está a classificação atual, jogará na Vila Euclides, no ABC paulista. E não há confronto direto, para anular a distância atual de três pontos a favor do clube do ABC.
Os times que chegarem às semifinais com mais pontos jogarão em casa. Nessa fase, vão se enfrentar o melhor classificado contra o quarto melhor, o segundo contra o terceiro. Não há vantagem do empate, mas somar mais pontos evita ter de jogar como visitante. Não é desprezível começar com nove pontos como faz o Palmeiras. Também não é garantia de título. Em 2009, o time de Vanderlei Luxemburgo terminou a primeira fase na liderança, foi eliminado pelo Santos, quarto colocado, e assistiu ao título do Corinthians, terceiro na etapa de classificação.