quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Novo comunicado cita 'pequeno progresso', mas Lais Souza segue sem mover braços e pernas

Reprodução - Facebook
Ex-ginasta, Lais Souza postou fotos do seu local de treinos nos EUA
Ex-ginasta, Lais Souza postou fotos do seu local de treinos nos EUA
Após ter divulgado um comunicado na madrugada desta quarta-feira, o Hospital da Universidade de Utah divulgou novas informações sobre o estado de Lais Souza - que sofreu acidente quando esquiava - nesta noite. Segundo o boletim, a atleta brasileira segue sem mover braços e pernas.
A informação, dessa forma, contrasta com o que disse a amiga de esqui da ex-ginasta Josi Santos de que Lais havia mexido o braço. De acordo com o hospital, a brasileira d e25 anos "é capaz de encolher os ombros" e "segue comandos".

LEIA MAIS
Amiga, Maurren Maggi revela medo de Lais após acidente de Schumacher
Lais ainda passará por duas cirurgias adicionais, uma traqueostomia e uma gastrostomia. Na quinta-feira, ela ganhará a companhia de sua mãe, que embarcará ainda nesta quarta.
O Dr, Antonio Marttos Jr., médico do Hospital da Universidade de Miami, um dos mais modernos para acidentes do tipo, e que está sob os cuidados da atleta, informou que houve uma pequena melhora no quadro da brasileira.

Lais Souza, que é ex-ginasta, tentava classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e esquiava ao lado de seu técnico, o canadense Ryan Snow, quando se acidentou. A atleta usava capacete, foi atendida e levada ao hospital, onde foi submetida a uma cirurgia na coluna cervical.
Veja o comunicado na íntegra:
Lais Souza, de 25 anos, atleta integrante da equipe brasileira olímpica de inverno, sofreu grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na última segunda-feira, 27 de janeiro. Ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City. Lais sofreu trauma severo na coluna cervical.
De acordo com a equipe médica, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.
Ainda esta semana Lais passará por duas cirurgias adicionais, uma traqueostomia e uma gastrostomia. Ela é capaz de encolher os ombros, mas ainda não tem movimento em seus membros. A equipe médica gostaria de reiterar a importância dos próximos dias para a sua recuperação.
Depoimento do Dr. Antonio Marttos Jr.:
Lais está tendo um atendimento médico excelente pela equipe da Universidade de Utah e continua na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica, recebendo todos os cuidados dispensados a uma paciente com este tipo de lesão. Ela está estável, com todos os parâmetros clínicos sob controle, e passou muito bem a noite. Lais esta acordada, interagindo com todos ao seu redor e mentalmente muito forte para enfrentar a longa recuperação que terá pela frente. Ela ficou muito contente ao saber que sua mãe chegará amanhã, e está sabendo das manifestações de carinho da família, dos amigos e de todos os brasileiros.
Lais deverá ser submetida a uma traqueostomia e gastrostomia entre hoje (quarta) e amanhã (quinta). Estes procedimentos são simples e representam os passos iniciais em seu processo de recuperação. Hoje ela apresentou um pequeno progresso do quadro neurológico e conseguiu mexer e sustentar os ombros, o que não acontecia ontem. Reiteramos que a atleta ainda se encontra na fase aguda do trauma e qualquer prognóstico definitivo necessita de tempo.