domingo, 1 de dezembro de 2013

Teliana volta a jogar em Pernambuco após 6 anos

Recife (PE) - Após a vinda de Gustavo Kuerten ao Recife, em outubro passado, a pernambucana Teliana Pereira, número 1 do País, estará na cidade dia 7 de dezembro no momento em que celebra a melhor fase de sua carreira. Há seis anos sem voltar à sua terra-natal, ela irá virá ao Recife para atender a um chamado do Tênis Futuro, equipe de alta performance composta por oito meninos e meninas pernambucanos de 12 a 16.
Teliana baterá um papo com eles sobre desafios da carreira. Falará de sua trajetória, dará dicas e responderá perguntas - o evento é aberto também ao público de admiradores do esporte e tenistas. Além disso, vai trocar bolas com os garotos e fazer um jogo-exibição com o pernambucano Fernando Albuquerque, que conquistou dois pontos no sonhado ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). A programação começa às 14h30.
Didier Rayon, ex-treinador da equipe brasileira da Fed Cup e responsável por revelar Teliana, participará do encontro.  O francês radicado em Curitiba é quem comanda o Tênis Futuro. "Didier é focado na formação do atleta. Ele forma o caráter, cobra estudo. Diz que nessa idade não se pode garantir que o futuro dos meninos será no tênis. Ele fala sempre: 'Quero que você dê seu melhor, não que ganhe. Que mantenha bom comportamento, vida regrada e seja dedicado'", conta Claudia Freitas, coordenadora do grupo.

Pernambucana radicada no Paraná, Teliana vive o melhor momento de sua carreira: é a atual 97ª do mundo e está com vaga garantida para o Australian Open de 2014. Na temporada de 2013 ela quebrou escritas, entre elas a do longo jejum de 23 anos sem uma brasileira no top 100. Teliana também foi a primeira brasileira a alcançar as quartas de final de um torneio WTA desde Vanessa Menga, em 1999.