quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Julgamento do título de 1987 no STJ é adiado após voto para o Flamengo

A terceira turma do Supremo Tribunal de Justiça iniciou, nesta terça, o julgamento da causa ao Flamengo na briga do clube para conseguir o reconhecimento do título nacional de 1987. E a ministra-relatora Nancy Andrighi disse em seu voto que o Sport extrapolava a sentença de 1994 - que garantia o título apenas ao time pernambucano - e votou pela extinção do processo movido pelos pernambucanos contra a CBF. No ano de 2011, a entidade confirmou tanto Flamengo como Sport como campeões.
O julgamento nesta terça, porém, acabou paralisado pelo pedido de vistas do ministro Sidnei Beneti. Outros três ministros ainda vão se pronunciar sobre o caso. A tendência é que o julgamento só recomece no mês de fevereiro de 2014. Mesmo assim, ainda cabe recurso em outros segmentos do STJ.
O Flamengo tem a intenção de ser considerado oficialmente campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. Já o clube pernambucano quer manter uma decisão da Justiça de 1994, que sentencia o Sport como único vencedor.
O caso só foi parar nos tribunais novamente quando a CBF divulgou uma resolução reconhecendo o Flamengo como outro campeão. Então, o Sport entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal (PE) pedindo que a decisão da CBF fosse invalidada. E teve sucesso. O Flamengo, por sua vez, recorreu. Novos capítulos deverão ocorrer em breve.