quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Santos perde de Criciúma, mas conquista Copa do Brasil sub-20 e coroa ano 'perfeito' nas categorias de base

Veja os lances da partida
O Santos é o campeão da Copa do Brasil sub-20. Na noite desta quarta-feira, em confronto emocionante, a equipe da Vila Belmiro perdeu para o Criciúma, por 3 a 1, no estádio Heriberto Hulse, mas conquistou o título da competição, já que venceu a primeira partida por 2 a 0, na semana passada. Bruno Lopes, Ruan e Luzinho marcaram para os catarinenses. Misael fez para o clube paulista.

Com mais este título, o Santos coroa uma temporada praticamente perfeita nas categorias de base. A equipe alvinegra foi campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior - um dos mais tradicionais torneios juvenis -, conquistou o Paulista sub-11, foi vice-campeão Paulista sub-13 e também está na decisão do Paulista sub-17.
Já o Criciúma foi a grande surpresa da competição ao eliminar o Corinthians e o Remo. A equipe de Santa Catarina buscava o segundo grande título nas categorias de base. O time tricolor venceu o Campeonato Brasileiro sub-17 de 2008 e, em 1996, venceu a Copa do Brasil de futebol infantil, de menor expressão.
Gazeta Press
Jogadores do Santos comemoram o título da Copa do Brasil Sub-20
Jogadores do Santos comemoram o título da Copa do Brasil Sub-20

O primeiro tempo não poderia ter se encerrado melhor para o time catarinense. Assim que o árbitro autorizou o início da partida, o Criciúma foi com tudo para cima do Santos, principalmente com jogadas aéreas, e quase não deixou o clube paulista passar do meio de campo.

Ainda assim, a equipe alvinegra levou perigo em cobrança de falta de Pedro Castro, aos 10 minutos, mas David fez boa defesa.

Com mais intensidade na partida, o Criciúma passou a pressionar o Santos. Bruno Lopes fez boa jogada individual, mas o zagueiro Wallace afastou o perigo. Quatro minutos depois, aos 19, Bruno Lopes invadiu a área e, quando foi chutar, Wallace apareceu de novo para desarmá-lo.

O gol dos donos da casa não demorou para sair. E foi um golaço. Aos 24, Ruan recuperou a bola no campo de ataque, e, na ponta direita da grande área, chutou cruzado, de pé direito, sem chances para Gabriel Gasparotto.

A equipe catarinense cresceu ainda mais no jogo e conseguiu o segundo gol aos 32 minutos. Depois de cobrança de escanteio feita por Mazzuchello, a bola ficou vida dentro da área e Luzinho encheu o pé para balançar as redes e empatar no placar agregado.
Gazeta Press
Santos Criciúma
Santos e Criciúma jogaram no estádio Heriberto Hulse
O resultado levaria a decisão para as penalidades. O Santos tentou se soltar e atacar o adversário. Neílton fez boa jogada e tocou para Misael. O lateral, de frente para David, chutou forte, mas em cima do goleiro, que espalmou.

O clube da Vila Belmiro conseguiu equilibrar a partida e os minutos finais do primeiro tempo foram truncados, até o apito final.

Parecia que o início da etapa complementar seria da mesma maneira que a anterior. Logo no primeiro minuto, Bruno Lopes invadiu a área e chutou cruzado, assustando o goleiro santista.

Contudo, no minuto seguinte, quem marcou foi o clube paulista. O lateral-direito Misael cobrou falta com efeito, a bola entrou no canto de David, que já estava indo para o lado esquerdo. O gol garantia a troféu ao time alvinegro.

O gol animou o Santos e passou ser mais perigoso do que o adversário. A equipe visitante desperdiçou grande oportunidade de empatar aos seis minutos. A zaga do Criciúma falhou e Stéfano ficou de frente com David. O atacante rolou para Pedro Castro, que chutou para fora, praticamente sem goleiro.

O clube da Vila Belmiro ameaçava mais. David fez grande defesa em chute de Léo Cittadini e evitou o segundo dos paulistas. Três minutos depois, aos 15, Neilton arriscou de fora da área e levou muito perigo ao catarinense.

O Criciúma acusou o golpe sofrido e só foi se reanimar na partida quase 20 minutos depois do tento sofrido. O time do técnico Luizinho Vieira voltou a assustar os visitantes aos 18. Diego Hoffmann chegou à linha de fundo e tentou o cruzamento. A bola raspou o travessão e caiu na rede pelo lado de fora.

Após um minuto, o volante Ruan arriscou de longe com muita força, a bola explodiu na trave e no rebote foi na cabeça de Bruno Lopes. Mas o atacante cabeceou nas mãos do goleiro Gabriel Gasparotto.

O Santos respondeu já no lance seguinte. Pedro Castro fez boa jogada, chutou rasteiro, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O jogo ficou nervoso na reta final. Neilton fez graça com a bola e sofreu a falta. Irritado, o zagueiro Fernando chutou a bola no atacante santista e foi expulso, complicando ainda mais a situação do clube catarinense.

O Criciúma ainda tentou o terceiro gol, mas foi o Santos que quase ampliou o marcador duas vezes. Na primeira, o zagueiro Diego Hoffman quase fez contra, porém tirou em cima da linha. Na segunda, Stéfano chutou, a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo

O clube de Santa Catarina fez o terceiro gol aos 49 minutos. Bruno Lopes bateu no canto direito de Gabriel Gasparotto, mas não foi o suficiente para dar o título para o Criciúma.