quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ponte estraga festa de Rogério, surpreende São Paulo e se aproxima de final na Sul-Americana

Gazeta Press
Luis Fabiano lamenta durante derrota do São Paulo para a Ponte Preta na semifinal da Sul-Americana
Luis Fabiano lamenta durante derrota do São Paulo para a Ponte Preta na semifinal da Sul-Americana
Nos bastidores, deu São Paulo, que conseguiu fazer com que a Conmebol proibisse a realização da segunda partida no Moisés Lucarelli, em Campinas.
O troco da Ponte Preta acabou vindo em campo.
No dia em que Rogério Ceni chegava ao 1116º jogo com o time tricolor e se igualava a Pelé como recordista de atuações por um mesmo clube no Brasil, o São Paulo largou melhor, saiu na frente e teve a chance de ampliar, mas permitiu a reação da equipe do interior e perdeu de 3 a 1 nesta quarta-feira, no Morumbi, no confronto de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. Os visitantes podem ser derrotados por até 2 a 0 na semana que vem, no estádio Romildo Vitor Ferreira, em Mogi Mirim.
São Paulo 1x0 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
São Paulo 1x0 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
Em falha do zagueiro Dieco Sacoman aos 20 minutos, os donos da casa abriram o placar em bola recuperada por Aloisio e passe que encontrou Paulo Henrique Ganso livre para ajeitar, cortar a marcação e chutar de direita para balançar as redes.
São Paulo 1x1 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
São Paulo 1x1 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
O empate pontepretano veio ainda nos acréscimos do primeiro tempo, em combinação de Uendel e Rildo pela esquerda e cruzamento do lateral desviado por Antônio Carlos contra o próprio gol. Na volta dos vestiários, o time alvinegro seguiu pressionando e virou após milagre de Rogério em arremate de Fernando Bob e rebote aproveitado por Leonardo. Uendel fechou a conta aos 26 minutos.
São Paulo 1x2 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
São Paulo 1x2 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
Ao todo, 53.302 torcedores enfrentaram a chuva para acompanhar a zebra passear no Morumbi.
São Paulo 1x3 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
São Paulo 1x3 Ponte Preta - Narração de Cledi Oliveira
Gazeta Press
Ganso disputa a bola no primeiro tempo da partida
Ganso disputa a bola no primeiro tempo da partida

Os atuais campeões da competição cederam 3.200 ingressos para a Ponte e já avisaram que não aceitam receber uma carga menor na próxima quarta-feira, em Mogi Mirim. Os dirigentes campineiros irão se reunir amanhã com representantes da segurança pública para definir o assunto. Eles acenam com no máximo 1 mil bilhetes para o confronto de volta.
Na chegada ao Morumbi, a equipe reclamou de pedradas e latas de cerveja arremessadas no ônibus no trajeto até o estádio e criticou a postura do presidente Juvêncio Juvenal, sugerindo que ele incitou a violência de seus torcedores. "O nome dele não deveria ser Juvenal Juvêncio e, sim, Juvenil Juvêncio. Jogaram pedra no nosso ônibus e vem falar m... que a torcida da Ponte é violenta? A gente fica revoltado", desabafou o gerente de futebol Marcus Vinícius.
Para receber a Macaca, o técnico Muricy Ramalho contou com a volta de Aloisio, recuperado de problema muscular, e deixou o centroavante Luis Fabiano no banco de reservas. Foi a primeira vez que o centroavante foi deixado de fora dos titulares desde 2001, ainda no início de sua trajetória no clube. Ele entrou na etapa complementar substituindo Maicon, mas não conseguiu mudar a história da partida.
Nos outros três encontros anteriores com o São Paulo na temporada, a Ponte havia passado em branco em todos eles. A princípio, o time dava sinal de que seria assim mais uma vez nesta quarta-feira, sendo sufocado em seu lado até os 30 minutos do primeiro tempo.
A equipe comandada pelo tetracampeão mundial Jorginho, então, adiantou a marcação e abriu os laterais. Os tricolores aceitaram passivamente o avanço e foram pouco a pouco acuados em seu campo. No retorno do intervalo, mesmo com a entrada de Wellington no lugar de Lucas Evangelista para corrigir, seguiram sendo pressionados e, debaixo de forte chuva, acabaram sucumbindo ao contra-ataque dos campineiros. Luis Fabiano ainda teve duas boas oportunidades para reduzir a desvantagem e falhou.
A Ponte atravessa situação curiosa na temporada e corre o risco de ser matematicamente rebaixada na próxima rodada do Brasileiro, contra o Grêmio, no domingo, dentro de casa. O descenso para a Série B representaria uma queda no faturamento do clube de cerca de R$ 30 milhões para R$ 3,2 milhões somente com cotas de TV.
A Sul-Americana pode ser a última chance de título de Rogério Ceni em sua carreira. Ele ainda não decidiu se irá se aposentar ao fim da temporada.
São Paulo e Ponte Preta se reencontram na próxima quarta-feira, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim. O classificado irá enfrentar o vencedor de Lanús e Libertad na final do torneio. Os times começam a decidir a vaga nesta quinta-feira, no Paraguai.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PONTE PRETA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 20 de novembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Diego Abal (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Belatti (ambos da Argentina)
Cartões Amarelos: Paulo Miranda e Denilson (São Paulo); Cesar, Fellipe Bastos e Uendel (Ponte Preta)
GOLS:
São Paulo: Ganso, aos 23 minutos do primeiro tempo
Ponte Preta: Antonio Carlos (contra), aos 44 minutos do primeiro tempo; Leonardo aos 9 e Uendel aos 26 do segundo tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Antonio Carlos, Rodrigo Caio e Reinaldo; Denilson, Maicon (Luis Fabiano), Lucas Evangelista (Wellington) e Paulo Henrique Ganso; Ademilson (Welliton) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho
PONTE PRETA: Roberto (Edson Bastos); Artur, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Felipe Bastos (Chiquinho) e Elias (Magal); Rildo e Leonardo
Técnico: Jorginho