sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Brasil perde 1º set na Copa dos Campeões, mas vence a República Dominicana e segue líder

Divulgação/FIVB
Võlei Copa dos Campeões Brasil Sheilla Fe Garay fabíola Fabi República Dominicana 15/11/13
Jogadoras brasileiras celebram ponto contra a República Dominicana, nova vítima na Copa dos Campeões
A seleção brasileira feminina de vôlei encontrou alguma resistência da República Dominicana, até cedeu sua primera parcial no torneio, mas superou as dificuldades para vencer mais uma partida na Copa dos Campeões, desta vez por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/15 e 22/25 e 25/19.
O resultado mantém o time de José Roberto Guimarães como primeiro colocado, independentemente de qualquer outro resultado, uma vez que nenhuma outra equipe conseguirá chegar a três vitórias na rodada.

O destaque do Brasil no duelo em Tóquio, no Japão, foi Sheilla, a maior pontuadora do time com 20 pontos. No entanto, quem mais foi efetiva no ataque individualmente foi a dominicana De la Cruz, que anotou 21.

No próximo sábado, a partir das 8h10 (de Brasília), o Brasil volta à quadra, desta vez para reedição das quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres, contra as russas e já podendo ser campeão. O país verde e amarelo já ganhou a disputa em 2005 e foi prata em 2009.

O Jogo - No primeiro set, as comandadas de José Roberto Guimarães tiveram dificuldade e chegaram a estar atrás no placar por dois momentos, até a segunda parada. A partir de então, a equipe melhorou e abriu vantagem para fechar a parcial em 25/20.
Com o ímpeto do fim do primeiro set, o Brasil iniciou a segunda parcial passeando em quadra e logo abriu cinco pontos de dianteira. Cinco que chegaram a ser 12, mas as brasileiras desperdiçaram dois set points e fecharam em 25/15.

O terceiro set foi o mais complicado. Com um time muito modificado em quadra, a seleção apresentou muitos altos e baixos, errando muito na recepção, e não conseguiu segurar a ponta do placar, ficando atrás no marcador nos dois tempos técnicos. As dominicanas continuaram virando com facilidade e fecharam a parcial em 25/22.

De volta para o quarto set com a equipe titular, o Brasil impôs seu ritmo com muita facilidade. Contando com erros das adversárias, forçando o saque e bloqueando bem, o Brasil abriu quatro pontos de vantagem antes da primeira parada técnica. Porém, a parada fez mal para as brasileiras, que deixaram as dominicanas diminuirem a vantagem para um ponto.

Os seguidos erros e um lance polêmico levaram José Roberto Guimarães à loucura. Tanto que ele acabou advertido com um cartão amarelo, mas a seleção não se abateu, voltou a crescer no jogo, abriu vantagem e fechou o set em 25/19 e, consequentemente, a partida em 3 a 1.