Nos últimos dias tenho ouvido muito sobre PATRIOTISMO.

Depois de uma declaração forte do Oscar no jogo da NBA colocando o Nene em situação desagradável, depois de ver o Del Potro mais uma vez sendo metralhado pela possibilidade de não aceitar jogar o primeiro confronto da Davis pelo país dele ano que vem e depois da declaração do Bellucci que não poderia deixar o país na mão mesmo lesionado me pergunto...
O que é realmente ser patriota?
Muito escuto que ser patriota é aceitar todas as convocações, jogar pelo seu país em qualquer situação e até deixando de ganhar dinheiro ou se complicando com seu time e contrato. Será que isso é ser patriota mesmo?
Não quero aqui ficar no corporativismo, mas quero sim fazer as pessoas que leem este espaço pensarem sobre este assunto espinhoso.
Vivemos em um país de poucas alegrias e os atletas viraram uma válvula de escape importante para as notícias do dia a dia. Mas será que podemos cobrar tanto de pessoas que pouco ganham ( a grande maioria). Será que podemos cobrar pessoas que nunca foram ajudados ou incentivados por patrocinadores ou confederações? Será que podemos cobrar pessoas que até chegarem a final nem eram conhecidos e porque chegaram TEM QUE GANHAR?
O caso Nene me deixou preocupado. O cara joga na liga mais importante do mundo e faz suas decisões, por isso vamos vaiar o cara que joga muito? Podemos não admirar a atitude, podemos não tê-lo como ídolo mas ele merecia respeito. Foi uma decisão dele. Aí porque o Oscar diz que jogou sempre pelo país, era patriota e fala um monte de besteira e desrespeita o cara todos acham certo? Desculpem mas não concordo.
Eu falo tudo isso tendo engolido muito sapo e muitas vezes me perguntando por que eu aceitava tanta vergonha para representar meu país. Não quiserem me levar pra Olimpíada de Atlanta, não queriam me chamar de brasileiro, não ganhava nem um centavo da confederação, nunca ninguém me perguntou se podia me ajudar. Com esse quadro todo eu seria menos patriota se deixasse de jogar uma Davis? Acho que não. Poderia ser menos respeitado, mas menos patriota?
Bom demais poder pensar nisso. Aqui, volto a repetir não quero dizer o que é certo ou errado. Quero abrir debate.
Ser PATRIOTA para mim é cada vez que temos a chance de falar do nosso país buscar alternativas positivas, ajudar a melhorar o nome da nossa pátria e exercer nossa profissão. Ser brasileiro de verdade. Isso serve pro atleta e para você que não sabe rebater uma bolinha.
Para mim ser patriota é meter a boca e sair as ruas contra as vergonhas do nosso país. Não aceitar políticos vergonhosos mandando no país. Combater dirigente corruptos que só sabem pensar neles. Ser patriota é bem diferente do que apenas aceitar tudo de errado pela bandeira do nosso país.
Para vocês quem são os grandes patriotas do nosso país?
E o que é ser patriota?