quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Diego Costa escolhe defender a Espanha; CBF corta jogador de convocação

Juan Carlos Hidalgo-26.out.2013/Efe
O atacante Diego Costa em treino do Atlético de Madri
O atacante Diego Costa em treino do Atlético de Madri
Diego Costa, 25, decidiu que vai defender a Espanha e não mais o Brasil.
O atacante do Atlético de Madri é o atual artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols e, por ter dupla cidadania, poderia defender a seleção brasileira ou espanhola. Como nunca defendeu nenhum dos países em um torneio oficial, ele estava livre para escolher.
Nesta terça-feira, a Federação Espanhola de Futebol mostrou um comunicado (leia mais abaixo) que o atacante brasileiro optou em defender a Espanha.
O que pesou na escolha do atacante foi, segundo ele, o fato de ter sido esquecido por Luiz Felipe Scolari por seis meses e não ter sido convocado nem mesmo para a Copa das Confederações. O jornal espanhol "El País" informa ainda que ter ficado fora dos amistosos contra a Coreia do Sul e Zâmbia influenciou na escolha de Diego Costa.
Pelo Brasil ele foi convocado para dois amistosos apenas: Rússia e Itália, no começo deste ano, quando jogou por apenas 26 minutos.
Para tentar convencer o atacante, Felipão chegou a convocar o atacante por antecipação para os dois próximos amistosos, em novembro, contra Chile e Honduras. A CBF até tornou oficial a convocação do atleta. No último domingo, o treinador da seleção brasileira chegou a afirmar que oferecia a Diego Costa "a possibilidade de ser hexacampeão do mundo".
Após a decisão de Diego Costa, a CBF comunicou que o atacante foi desconvocado dos próximos amistosos. O presidente da CBF, José Maria Marin, se reunirá com o departamento jurídico da CBF na próxima segunda-feira para saber qual atitude vai tomar. A entidade não descarta reclamar formalmente na Fifa. "Não podemos deixar abrir a porteira", afirmou o dirigente.
A preocupação da CBF não é com Diego Costa, mas abrir o precedente e perder mais atletas.

Isto é Diego Costa

 Ver em tamanho maior »
Dani Pozo - 28.set.2013/AFP
AnteriorPróxima
Diego Costa comemora gol do Atlético de Madri sobre o Real Madrid, no estádio Santiago Bernabéu
VEJA O COMUNICADO
Na manhã de hoje, terça-feira 29 de outubro, o jogador hispano-brasileiro Diego da Silva Costa foi até o cartório Serrano 30, onde assinou que manifesta sua intenção de defender a seleção espanhola de futebol
O atacante comunica ao senhor Julio Cesar Avelleda, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, o desejo de estar à disposição do técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, a partir de agora.
Desta forma, Diego Costa poderá jogar com a Espanha as próximas partidas do mês de novembro, se o treinador achar conveniente.
Reprodução
Reprodução da página da Federação Espanhola de Futebol com o comunicado sobre Diego Costa
Reprodução da página da Federação Espanhola de Futebol com o comunicado sobre Diego Costa