sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Goiás bate Portuguesa no Canindé, quebra jejum e se afasta da zona da degola

Miguel Schincariol/Gazeta Press
Walter deixou sua marca de pênalti na vitória do Goiás em pleno Canindé
Walter deixou sua marca de pênalti na vitória do Goiás em pleno Canindé
Depois de três jogos de jejum, enfim, o Goiás voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, no Estádio do Canindé, o clube esmeraldino derrotou a Portuguesa pelo placar de 2 a 1 e se afastou da zona de rebaixamento graças aos gols do meia Hugo e do atacante Walter. Héverton descontou para o time comandado pelo técnico Guto Ferreira.
O primeiro resultado positivo depois de três jogos (duas derrotas - Fluminense e Vitória - e um empate - Criciúma) deixa o Goiás com 37 pontos na tabela de classificação, cinco a mais do que o Vasco da Gama, primeiro time na zona do rebaixamento. Já a Portuguesa, depois do revés diante do seu torcedor, permanece com 34, na região intermediária da tabela de classificação.
Na próxima rodada, a 28ª da competição nacional, o Goiás volta à capital goiana para encarar novo duelo direto, desta vez com o Bahia. A partida está marcada para as 18h30 (de Brasília) de domingo, no Serra Dourada. No mesmo dia e horário, a Portuguesa viaja para Curitiba, onde encara o Atlético-PR no estádio Durival de Britto.
O jogo
Incomodado com a sequência de três confrontos sem vitória, o time esmeraldino começou o duelo com os paulistas com marcação adiantada e precisou de apenas um minuto para chegar com perigo. Souza errou passe infantil pela meia esquerda, Walter partiu em velocidade e rolou de calcanhar para Hugo ajeitar e soltar forte chute cruzado. Três minutos depois, Roni arriscou de fora da área e exigiu a primeira defesa de Lauro.
Aos 21 minutos, os visitantes mais uma vez assustaram. Walter fez o pivô no meio e virou com categoria para Eduardo Sasha na ponta direita. O meia cruzou na medida e David chegou nas costas da defesa para cabecear com muito perigo. A resposta rubro-verde saiu no minuto seguinte, em lance iniciado por Souza. O meia enfiou para Rogério na ponta esquerda e o lateral cruzou de primeira para cabeçada fraca de Gilberto.
Somente depois dos 30 minutos a Portuguesa tomou o controle da partida e chegou com perigo em três lances seguidos. Primeiro Bergson arrancou pela direita, cruzou rasteiro e lamentou o corte de Ernando no momento do chute de Gilberto. Depois Moisés Moura desviou cruzamento de Correa e mandou por cima de Renan. Por fim, Luis Ricardo levantou nas costas da defesa alviverde e Souza, também de cabeça, desperdiçou.
Aos 36 minutos, porém, o Goiás voltou para o jogo e de maneira fatal. Moisés Moura e Lauro se desentenderam e cederam escanteio de graça para os goianos. Na cobrança, a zaga lusitana voltou a vacilar e a bola sobrou limpa para Hugo. O experiente meia soltou um foguete de perna esquerda e inaugurou o marcador no Canindé. Se o cenário já parecia desfavorável, com apenas seis minutos o time do Centro-Oeste chegou ao segundo gol.
Eduardo Sasha disputou com Rogério pela direita, caiu na área e o juiz assinalou pênalti. O artilheiro Walter foi para a cobrança, encheu o pé no canto direito de Lauro e ampliou para chegar ao décimo gol no Brasileirão. O gol desestabilizou a Portuguesa, que passou a errar muitos passes no meio de campo. Pela ponta direita, Bergson errava a maioria dos lances e se tornou alvo da irritação da torcida.
Mas foi justamente dos pés do atacante que a equipe voltou a incomodar o Verdão. Bergson rolou na medida para Luis Ricardo, que invadiu a área e bateu de bico, à esquerda de Renan. Dois minutos mais tarde, porém, Lauro voltou a trabalhar em cobrança de falta do zagueiro Rodrigo. Aos 33, Souza soltou bomba em cobrança de falta e Renan mandou para escanteio.
Na sequência, o goleiro nada pôde fazer em desvio de Wanderson, mas foi salvo em cima da linha por David. Quatro minutos depois, Luis Ricardo tabelou bonito com Moisés e bateu cruzado para Renan espalmar para o meio da área. Heverton, que havia acabado de entrar na vaga de Souza, só teve o trabalho de empurrar para as redes, mas não evitou a terceira derrota da equipe paulista em casa na Série A.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 X 2 GOIÁS
Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 10 de outubro de 2013, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (MG) e Marcos Santos Vieira (AM)
Cartões amarelos: Gilberto (Portuguesa); William Matheus, Amaral, Renan e David (Goiás)
Gols: 
PORTUGUESA: Héverton, aos 37 minutos do segundo tempo GOIÁS: Hugo, aos 36 minutos do primeiro tempo e Walter, aos 6 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro, Rogério, Correa (Wanderson), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Héverton); Gilberto e Bergson (Henrique)
Técnico: Guto Ferreira
GOIÁS: Renan; Thiago Mendes, Rodrigo, Ernando Willaim Matheus, Amaral, David, Hugo (Valmir Lucas), Eduardo Sasha (Erik) e Roni (Renan Oliveira); Walter.
Técnico: Enderson Moreira