sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Obina marca nos acréscimos, e Bahia se aproxima de vaga às oitavas da Sul-Americana

Piervi Fonseca/Agif/Gazeta Press
Bahia venceu fora de casa e está próximo de se classificar para a fase internacional da Sul-Americana
Bahia venceu fora de casa e está próximo de se classificar para a fase internacional da Sul-Americana
O folclórico Obina decidiu para o Bahia na noite desta quinta-feira. Com um gol do centroavante nos acréscimos, o clube tricolor derrotou a Portuguesa pelo placar de 2 a 1, em pleno Estádio do Canindé, e se aproximou de um lugar nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Além do atacante, Wallyson também marcou para os visitantes. Carlos Alberto anotou o gol da Lusa.
O resultado positivo conquistado fora de casa permite ao Bahia até ser derrotado por 1 a 0 no jogo da volta, marcado para a próxima quarta-feira, que mesmo assim avançará de fase no torneio - empate também vale para os soteropolitanos. Já a Portuguesa necessitará de um triunfo por dois tentos de diferença, ou até mesmo um, desde que seja por um marcador acima de 3 a 2.
Depois de superar correria inicial imposta pelos donos da casa, o Bahia passou a dominar as ações e abriu o placar com belo gol de Wallyson já aos 40 minutos do primeiro tempo. Guto Ferreira lançou o time para o ataque na etapa complementar e viu o estreante Carlos Alberto, contratado na segunda-feira junto ao Atlético-PR, empatar.
Nos minutos finais, porém, Obina subiu mais que a defesa e marcou de cabeça para sacramentar a vitória tricolor. Na próxima semana, quem levar a melhor em Salvador enfrenta o vencedor do duelo entre Guaraní-PAR e Atlético Nacional-COL, que venceu fora de casa por 2 a 0.
Enquanto esperam pelo jogo de volta, marcado para as 21h50 (de Brasília) de quarta-feira na Arena Fonte Nova, as equipes retomam o foco para espantar a crise no Brasileirão. O Bahia entra em campo às 16h de domingo para encarar o lanterna Náutico, também na Fonte Nova. No mesmo dia e horário, a Portuguesa visita o Atlético-MG na Arena Independência.
O jogo
Mesmo sem contar com aequipe titular, a Lusa iniciou a partida tentando mostrar serviço para o pequeno público que compareceu ao Canindé. Diante de um arrumado Bahia, o time paulista só chegou com perigo aos 14min quando o estreante Carlos Alberto acertou linda virada de jogo para Carlos Alberto cruzar fechado e dar trabalho para o goleiro Marcelo Lomba.
O garoto Renan, que ganhou chance para compor o meio de campo da Portuguesa, fazia bom jogo, mas vacilou nos passes errados e comprometeu a defesa. Em uma das saídas de bola atrapalhadas, o atacante Wallyson gingou para cima de Correa, cortou da esquerda para o meio e bateu colocado para fazer um belo gol no Canindé.
Para a segunda etapa, o técnico Guto Ferreira sacou Magal para a entrada de mais um estreante, o atacante Bergson. A alteração deixou a equipe mais ofensiva e surtiu efeito logo aos três minutos com chute de Cañete que desviou em Lucas Fonseca e parou na rede do lado de fora. Parte da torcida rubro-verde chegou a comemorar gol, mas o argentino só pôde lamentar.
Aos 15, Cañete recebeu pela ponta esquerda, se livrou de dois marcadores com muita categoria e encheu o pé o direito para carimbar o peito de Marcelo Lomba. A bola ficou viva na pequena área e Carlos Alberto deu o cartão de visitas para a torcida rubro-verde ao pegar o rebote e balançar as redes tricolores.
Cristóvão Borges não quis esperar a reação da equipe e logo tirou o amarelado Anderson Talisca para a entrada do norte-americano Freddy Adu. A substituição fez a torcida baiana voltar a incentivar os jogadores, que deram a resposta sempre pela velocidade de Wallyson pelo lado esquerdo do ataque para explorar as costas da Correa. O gol da vitória, entretanto, saiu apenas aos 45 minutos, quando Obina completou cruzamento de cabeça e deu números finais à triste noite para os lusitanos.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 X 2 BAHIA
Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 22 de agosto de 2013, quinta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Público: 1.178 pagantes
Cartões amarelos: Talisca e Lucas Fonseca (Bahia); Cañete (Portuguesa)
Gols:
BAHIA: Wallyson, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Obina, aos 45 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Carlos Alberto, aos 15 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Glédson; Diego, Lima, Jean e Magal (Bergson); Willian Arão, Corrêa, Renan, Cañete e Willian (Aurelio); Bruno Moraes (Neílson) e Carlos Alberto
Técnico: Guto Ferreira
BAHIA: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Raul (Jussandro); Feijão, Diones e Rafael Miranda; Talisca (Freddy Adu), Wallyson e Obina
Técnico: Cristóvão Borges