domingo, 25 de agosto de 2013

Gabriel, 16 anos, marca de novo, e Santos bate o Vitória

Veja os lances da partida
O Santos voltou a vencer no Campeonato Brasileiro neste sábado depois de seis jogos e com ajuda essencial do atacante Gabriel, garoto de 16 anos que já havia sido destaque no meio da semana. Titular pela primeira vez na carreira, Gabriel fez um gol e participou do outro, de Cícero, nos 2 a 0 sobre o Vitória, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada da Série A.

LEIA MAIS:
Capitão santista projeta futuro de Neymar para Gabriel
Na última quarta, o novo xodó da torcida santista foi chamado de última hora para o banco de reservas no duelo com o Grêmio, pela Copa do Brasil, entrou na partida e fez seu primeiro gol como profissional.
O resultado deste sábado afasta o time paulista da zona de rebaixamento, o levando para a 12ª posição, com 19 pontos. O Vitória tem três pontos a mais, em sétimo lugar.
No próximo domingo, os baianos recebem o Criciúma, no Barradão. Um dia antes, o Santos vai ao Maracanã pegar o Fluminense. Na quarta, o Alvinegro Praiano visita o Grêmio no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil depois de ter ganhado por 1 a 0 na ida, gol de Gabriel.

O jogo
Com novidades no time titular, o Santos começou melhor a partida e não demorou para marcar o seu primeiro gol. Aos oito minutos, o meia Leandrinho tocou para o atacante Gabriel, que finalizou e, contando com uma falha do goleiro Wilson, abriu o placar na Vila.
Os santistas quase ampliaram aos 10, quando Thiago Ribeiro recebeu a bola de Cícero e resolveu arriscar de fora da área. No entanto, o chute do atacante alvinegro saiu ao lado do gol do Vitória.
Melhor em campo, o Santos esteve perto de chegar ao segundo gol em duas oportunidades seguidas. Na primeira, aos 22, Montillo tentou o chute, mas foi bloqueado pela zaga rubro-negra e tocou para Gabriel bater de perna esquerda, exigindo boa defesa de Wilson, que espalmou a bola para escanteio.
No minuto seguinte, após a cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Gustavo Henrique finalizar, chutando a bola pouco acima do travessão e assustando o arqueiro do Vitória.
O Santos esteve próximo de ampliar outra vez, aos 33, quando Rafael Galhardo recebeu de Montillo e cruzou pela direita, mas o lateral direito da equipe baiana, Ayrton, cedeu escanteio, quando Thiago Ribeiro estava na pequena área e já se preparava para completar o lance para o fundo da rede.
Na última boa chance de gol do primeiro tempo, aos 43, Montillo protegeu pela esquerda, dentro da grande área, e chutou para defesa parcial de Wilson. No rebote, Gabriel pegou mal na bola e perdeu o gol, mas a arbitragem já havia parado o lance, marcando impedimento.
Na volta do intervalo, o técnico rubro-negro, Caio Júnior, trocou o meia Renato Cajá, pendurado com cartão amarelo, para a entrada de Felipe em seu lugar.
O Vitória voltou bem para a etapa complementar, mas quem balançou a rede foi o time praiano. Aos 10, Cícero tabelou com Montillo, evitou Fabrício, que dividiu com Gabriel e levou o atacante ao chão, mas Cícero conseguiu finalizar, ampliando a vantagem da equipe santista: 2 a 0.
Os visitantes quase descontaram aos 15, quando Dinei subiu sozinho na pequena área, mas cabeceou à direita do gol de Aranha, desperdiçando grande chance de gol para o Vitória.
Mesmo com a vantagem no marcador, Claudinei resolveu fazer duas alterações. Aos 21, Alison, pendurado com cartão amarelo, saiu para a entrada de Alan Santos, no meio-campo. Pouco depois, aos 23, Gabriel deixou o gramado, com Everton Costa no seu lugar, fazendo a sua estreia com a camisa alvinegra. Na busca pelo empate, Caio Júnior trocou Vander por Marquinhos e Maxi Biancucchi por Pedro Oldoni.
O Santos quase marcou o seu terceiro gol, aos 36, quando Thiago Ribeiro cortou a marcação e tocou para Montillo soltar a bomba, de primeira, que passou perto do ângulo esquerdo de Wilson.
No minuto seguinte, o Vitória quase balançou a rede. Marquinhos desviou de cabeça para Dinei, que, dentro da área, bateu forte para o gol. Após desvio, Aranha mostrou reflexo, fazendo a defesa e salvando a equipe praiana. A zaga santista afastou o perigo no rebote.
No mais, o Santos soube administrar a vantagem construída durante a partida, nos últimos minutos, para garantir a vitória até o apito final do árbitro.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 0 VITÓRIA


Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 24 de agosto de 2013, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Assistentes: Cristhian Passos Sourence (GO) e Rafael da Silva Alves (RS)
Público: 8.350 pagantes
Renda: R$ 157.338,00
Cartões amarelos: Alison, Cícero, Aranha e Montillo (Santos); Renato Cajá (Vitória)
Gols: Gabriel, aos oito minutos do primeiro tempo, e Cícero, aos dez minutos do segundo tempo

SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo (Bruno Peres), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison (Alan Santos), Cícero, Leandrinho e Montillo; Gabriel (Everton Costa) e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Fabrício, Reniê e Euller; Luiz Alberto, Cáceres, Vander (Marquinhos) e Renato Cajá (Felipe); Maxi Biancucchi (Pedro Oldoni) e Dinei
Técnico: Caio Júnior