sábado, 13 de julho de 2013

VÍDEOS: Rival do Galo na final da Copa Libertadores, Olímpia tem camisa que entorta varal

Sejamos objetivos ao tratar do Olímpia, que já despachou o Tigre da Argentina, o Fluminense e o Independiente Santa Fé, time colombiano que desclassificou o Grêmio. Esta será sua sétima final, o mesmo número de decisões do maior campeão da Libertadores, o Independiente, com sete finalíssimas e sete títulos. Só Boca Juniors e Peñarol têm mais participações em decisões, dez cada. Ah, e o Olímpia é o único a disputar duelos decisivos do certame em todas as décadas.
-----------------------------------
As finais do Olímpia
1960 - perdeu para o Peñarol
1979 - venceu o Boca Juniors
1989 - perdeu para o Atlético Nacional de Medellín
1990 - venceu o Barcelona de Guayaquil
1991 - perdeu para o Colo-Colo
2002 - venceu o São Caetano-----------------------------------
O grande personagem do time paraguaio é Ever Hugo Almeida. Recordista em partidas na competição (113), o uruguaio naturalizado paraguaio foi goleiro titular do "El Decano" entre 1973 e 1991. Tem dois títulos e dois vices da Libertadores. Chega a mais uma final, agora como técnico, aos 65 anos, em sua terceira passagem pelo cargo no Olímpia. Detalhe, as três conquistas do "Rey de Copas" guarani aconteceram no campo do adversário. Dia 24 a final será em Belo Horizonte.
No seu último título, foi derrotado pela contagem mínima no Defensores del Chaco. No cotejo de volta, perdia para o São Caetano no Pacaembu lotado, mas virou o placar com dois gols nos primeiros 14 minutos da etapa final. Após o triunfo por 2 a 1, bateu o time paulista na disputa de pênaltis.
No ano passado, o Olímpia caiu na fase de grupos, mas ainda assim protagonizou um grande feito. Perdia para o Flamengo por 3 a 0 no Rio de Janeiro e chegou ao empate com três gols nos 12 últimos minutos, entre os 31 e os 43 do segundo tempo. Ronaldinho Gaúcho se lembra, claro. Ele era o camisa 10 rubro-negro. Adiante, os dois pontos perdidos na noite da virada paraguaia significaram a eliminação do clube carioca naquele estágio da Copa.
Sim, é time "copero" e tem camisa que entorta varal. O Atlético é melhor e para mim o favorito à conquista inédita. Mas com um rival que tem uma história dessas na Libertadores e também conta com sua fanática torcida (veja vídeo abaixo), todo cuidado é pouco.