quarta-feira, 8 de maio de 2013


Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br
Modelos demonstram a nova camisa do Flamengo já com o logo da Caixa Econômica Federal
Modelos demonstram a nova camisa do Flamengo já com o logo da Caixa Econômica Federal: depende do Conselho
O Flamengo anunciou na tarde desta terça-feira, na Gávea, o seu novo patrocinador. Como esperado, o parceiro será a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 25 milhões por um ano de contrato, com possibilidade de renovação por mais um. Executivos da empresa, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, e o vice-presidente de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, estiveram presentes no anúncio. A confirmação da parceria depende, agora, da aprovação do Conselho Deliberativo do clube em reunião que será realizada na noite desta terça-feira, também na Gávea. Bap garantiu não temer uma reprovação do Conselho Deliberativo e descartou polêmica com o Corinthians, que receberia um valor na casa de R$ 30 milhões e, portanto, maior. 

"A camisa do Flamengo hoje é a maior em valorização do Brasil, com R$ 73,1 milhões em reais. É questão matemática e não vou ficar falando sobre o Corinthians", afirmou

As novas camisas do clube foram apresentadas. Inicialmente, a ideia era de que apenas um espaço seria utilizado pela estatal. De acordo com o modelo da apresentação, o logotipo da Caixa ficará à frente da camisa, com a Peugeot indo para a parte de trás. Além disso, duas letras "X" do banco estatal estão no uniforme: uma no calção e outra no omoplata (parte ao lado do ombro, acima do escudo). Na Justiça, um advogado gaúcho contesta o patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Corinthians e o pagamento foi suspenso. Diretor de marketing do banco estatal, Claucir Santos não mostrou preocupação.

"Esse contrato com os clubes de futebol é similar ao paraatletismo, ciclismo, luta olímpica que patrocinamos. Se alguém determinasse, teríamos que suspender todos os patrocínios imediatamente. O que houve foi uma decisão que a gente julga como absolutamente unilateral. Temos certeza de que não há impedimento. É uma opção do banco procurar clubes de futebol que têm grande expressão", disse o executivo.


A meta do departamento de marketing rubro-negro é chegar ao montante de R$ 80 milhões anuais com os patrocínios do uniforme rubro-negro. Caso a Caixa Econômica Federal seja confirmada com seus R$ 25 milhões, o valor chegará a cerca de R$ 73,6 milhões. Atualmente, o clube já tem e Peugeot no valor de R$ 10 milhões, a TIM, estampada no número da camisa, por um valor de cerca de R$ 3 milhões. E, por fim, o contrato com a Adidas, cujo contrato entrou em vigor na última semana e rende ao clube R$ 35,6 milhões por ano, em média. A diretoria rubro-negra ainda garante negociar com patrocinadores para mais dois espaços: mangas e barra inferior atrás da camisa