quinta-feira, 4 de abril de 2013

Caballero, o paredão que frustrou o Borussia Dortmund

Mario Götze teve duas grandes chances para colocar o Borussia Dortmund em vantagem contra o Málaga no jogo de ida das quartas-de-final da Champions League, mas em ambas esbarrou em Willy Caballero. O goleiro argentino foi a grande figura do empate por 0 a 0 em La Rosaleda, mantendo as esperanças de classificação do time espanhol.

A atuação de Caballero não foi surpresa para quem tem acompanhado seu desempenho no Málaga. O goleiro revelado pelo Boca Juniors chegou há pouco mais de dois anos ao time andaluz, procedente do Elche, e tem sido uma garantia para o técnico Manuel Pellegrini.

Na temporada passada, ele estabeleceu um novo recorde de invencibilidade no clube ao completar 479 minutos sem sofrer gol na liga espanhola.

Na atual Champions League, entre os goleiros que atuaram em pelo menos quatro partidas, Caballero é quem tem a melhor porcentagem de defesas nos chutes a gol recebidos: 30 de 34, o equivalente a 88,2%. Os quatro gols sofridos foram em jogos fora de casa, pois nos 2 a 2 em casa com o Anderlecht, pela fase de grupos, quem jogou foi Kameni.

A expectativa é de que Caballero tenha ainda mais trabalho no jogo de volta, em Dortmund. Se o Málaga conseguir uma surpreendente classificação, provavelmente terá sido por mais uma atuação inspirada do argentino.

Porcentagem de defesas por chutes a gol (mínimo 4 jogos):

1. Willy Caballero (Málaga) 88,2%
2. Gianluigi Buffon (Juventus) 85,4%
3. Artur (Benfica) 84%
4. Vicente Guaita (Valencia) 81,3%
5. Mário Felgueiras (Cluj) 81,1%
6. Roman Weidenfeller (Dortmund) 80%
7. Salvatore Sirigu (PSG) 77,4%
8. Roy Carroll (Olympiacos) 76,5%
9. Hélton (Porto) 76%
10. David De Gea (Manchester United) 75,8%