quarta-feira, 13 de março de 2013

Diferenças do Barcelona nos 4 a 0 sobre Santos e Milan. Messi, "alguém foi melhor?"

Há maneiras e maneiras de se derrotar um adversário. Acostumado a golear, o Barcelona fez 4 a 0 no Santos no final de 2011 e agora repetiu o placar diante do Milan. O escore foi o mesmo, mas atuações do esquadrão da Catalunha, bem diferentes. Se na final do Mundial da Fifa há 15 meses o Barça nem precisou se esforçar, contra a equipe italiana mostrou todas as suas armas. Provocado, o timaço catalão fez uma de suas maiores atuações em muito tempo, mostrando que ainda é muito poderoso e deve ser temido por qualquer rival.

O Barça venceu o Santos jogando como se estivesse jogando contra o Osasuna. E goleou o Milan lutando como se o adversário fosse o Real Madrid. Quem vê apenas o placar talvez nem note que o time italiano teve a chance de empatar um minuto antes de levar o segundo gol — Niang acertou a trave. Uma das dez finalizações dos visitantes no Camp Nou, mais do que os sete arremates feitos pelo Barcelona em San Siro no primeiro confronto. Na peleja de volta, o líder do campeonato espanhol chegou à mesma marca em 34 minutos. Ao final, acumulava a 14 tiros.

Três dos quatro gols saíram a partir de bolas roubadas, duas no campo de ataque. O Milan ficou acuado, como ficaria qualquer adversário diante de uma equipe tão forte e motivada, estimulada, provocada, mordida. Nessas horas, recuar não é uma opção, mas uma imposição do inimigo. Ao time italiano resta a lembrança de uma histórica — e inesperada para a maioria — vitória em Milão, além da perspectiva de uma próxima temporada melhor. Mesmo sem Ibrahimovic e Thiago Silva, os "rossoneros" dificultaram os catalães mais do que em 2012.

Clique abaixo e ouça o comentário da partida:

Mas a grande vitória do Barcelona tem um capítulo à parte. Sim, o time é espetacular, desnecessário repetir as qualidades da equipe catalã. Mas qual seria o desfecho desse e de tantos jogos se Lionel Messi não vestisse a camisa "blaugraná" número 10? Nos 4 a 0 sobre o Milan que levaram seu time a avançar em mais uma Liga dos Campeões, o argentino escreveu nova página de uma história que repercutirá depois de ele pendurar as chuteiras. Quando isso acontecer, não serão poucos os que irão se perguntar: "Alguém foi melhor do que Messi?".


Getty
Defesa do Milan tenta evitar chute de Messi: não deu, e foi mais um gol do argentino
Defesa do Milan tenta evitar chute de Messi: não deu, e foi mais um gol do argentino, que abriu a goleada

Getty
Messi vibra com segundo gol marcado na partida entre Barça e Milan: escrevendo a história
Messi vibra com segundo gol marcado na partida entre Barça e Milan: escrevendo mais um capítulo da história