segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Em despedida de medalhista olímpica, dupla fica em 3º no vôlei de praia


ronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Larissa deixou o vôlei de praia neste domingo e desfez a parceria de nove anos com Juliana. Na disputa do terceiro lugar da etapa carioca do Circuito Banco do Brasil, a dupla venceu Karin e Shaylyn por 2 sets a 1, com parciais de 21/15, 16/21 e 15/12.
Elas se separam após 1.016 vitórias, 109 títulos, 165 pódios, heptacampeonato do circuito mundial, penta brasileiro, bi pan-americano e um título mundial.
Divulgação/CBV
Juliana e Larissa, em pódio no Rio de Janeiro
Juliana e Larissa, em pódio no Rio de Janeiro
"É um momento que mistura muitas emoções para mim. Ao mesmo tempo estou triste, por estar encerrando não só uma dupla, mas uma história que foi muito bonita e teve tantos momentos marcantes, e feliz, por ter sido uma decisão minha e da qual tenho absoluta certeza. Não mudaria nada, nem uma vírgula, na nossa história. O começo vai ser difícil, vou sentir falta, mas preciso ser forte", disse Larrisa, bastante emocionada.
Ela declarou ter avisado ao treinador que não se afastará totalmente dos treinos. "Já falei com o Reis [Castro] que vou aparecer para bater bola com ele de vez em quando e vou seguir assistindo aos jogos. Quero que a Juliana seja muito feliz na sequência da carreira dela. Vamos estar sempre juntas".
Também emocionada, Juliana agradeceu a parceira por esses anos todos juntas, e confirmou que em 2013 fará dupla com Maria Elisa.
"Foi uma história exemplar. Apanhamos juntas, crescemos muito uma com a outra e superamos todas as dificuldades. Foram muitos momentos de alegria e de vitórias. Aprendi muito com a Larissa e vou levar tudo isso para minha carreira e para minha vida pessoal também. Agora quero aproveitar esse final de ano para descansar e recarregar minhas baterias para recomeçar uma nova história com a Maria Elisa", afirmou.
Juliana e Larissa formaram a parceria que mais vezes ganhou o Circuito Mundial, etapas (44) e títulos numa temporada [oito em 2009].
Ainda disputaram o jogo de maior pontuação na história do esporte. Em 2005, na final do torneio mexicano, contra as americanas Walsh e May: 2 sets a 1, com parciais de 28/26, 40/42 e 15/13.
Nacionalmente elas também detêm a maior invencibilidade de jogos (60), sequência de títulos (11) e número de vitórias numa temporada (onze em 2011).
O técnico Reis Castro torce para a volta de Larissa rapidamente.
"É uma guerreira e dedicou sua vida à dupla nestes últimos dez anos. Agora ela precisa descansar, e tomou a decisão correta. Espero que ela decida voltar depois de um ano para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016", opinou.