terça-feira, 27 de novembro de 2012

Libertadores 2013: quem está na corrida pela América?

Pela primeira vez em muito tempo, o sorteio da Copa Libertadores não terá enigmas como "Peru 2" e "Equador 3". A Conmebol enfim tomou a decisão lógica de marcar o evento para uma data em que os representantes dos países já estarão definidos: 21 de dezembro. Mas como está a corrida pelas vagas no torneio para 2013? O blog preparou um resumo.

ARGENTINA

São quatro vagas diretas na fase de grupos. Uma já é do Arsenal de Sarandí, campeão do Clausura, no primeiro semestre. As outras ficarão com o vencedor do Torneo Inicial (antigo Apertura) e as duas melhores pontuações do ano entre as equipes ainda não classificadas. O Tigre, melhor argentino na Copa Sul-Americana, tem a vaga na primeira fase (também chamada "pré-Libertadores").

Faltando duas rodadas no Torneo Inicial, o Vélez Sarsfield lidera com 35 pontos, dois a mais que o Lanús, seu principal concorrente. A seguir aparecem Newell's Old Boys e Boca Juniors, ambos com 30, e Racing, com 29.

O Vélez também lidera a classificação anual, com 68 pontos, contra 63 do Boca e 62 do Newell's. No atual cenário, as três equipes ficariam com as vagas. O Lanús tem 59 pontos e ainda pode se classificar tanto na vaga do Torneo Inicial quanto na da classificação anual.

BOLÍVIA

Campeão e vice do Clausura 2011/12 e campeão do Apertura 2012/13. A classificação boliviana parece simples, mas se complica a partir do momento em que um mesmo time conquista a vaga por mais de um meio.

O campeão do Clausura, The Strongest, tem tudo para ganhar também o Apertura. Faltando quatro rodadas para o final, lidera com 39 pontos, seis a mais que o San José - já classificado como vice do Clausura. Seguem Bolívar (30), Blooming (29) e Real Potosí (27).

A princípio, a vaga do San José seria na primeira fase. Mas o time de Oruro entraria direto na fase de grupos com o título do Apertura ou mesmo com o segundo lugar, por herdar o posto do Strongest.

Neste cenário, haveria uma partida extra entre os terceiros colocados do Clausura (Oriente Petrolero) e do Apertura para conhecer o dono da vaga na pré-Libertadores.

Em outra hipótese viável, a de título do Strongest com o San José terminando no máximo em terceiro lugar, o vice do Apertura disputaria com o San José um play-off para definir quem entraria direto na fase de grupos e quem ficaria para a pré.

BRASIL

As três vagas já conhecidas nos grupos são de Corinthians (atual campeão), Palmeiras (vencedor da Copa do Brasil) e Fluminense (campeão brasileiro). A quarta e última ficará com o vice-campeão brasileiro: Grêmio ou Atlético Mineiro. Na última rodada, o time gaúcho precisa vencer o Internacional. Caso não o faça, só mantém a posição se o Atlético não vencer o Cruzeiro.

Quem perder a corrida pelo vice disputará a primeira fase da Libertadores ao lado do São Paulo, que já se classificou como quarto colocado do Brasileirão, o que torna irrelevante para efeito de vaga a eventual conquista da Copa Sul-Americana.

CHILE

Universidad de Chile, campeã do Apertura, já garantiu uma vaga direta nos grupos. O mesmo destino terá o campeão do Clausura, título que "La U" não tem mais chances de conquistar. A disputa está nas semifinais: Unión Española x Colo Colo, Rangers x Huachipato. A decisão do título está prevista para 9 de dezembro.

A vaga da pré-Libertadores é do Deportes Iquique, melhor campanha do ano entre os times não classificados. No entanto, ainda pode haver uma reviravolta: a Universidad Católica, em caso de título da Sul-Americana, tomaria para si a última vaga do país.

COLÔMBIA

A única vaga já confirmada é a do Santa Fe, vencedor do Apertura, que vai aos grupos. O Torneio Finalización, que define o outro classificado, está na fase dos quadrangulares semifinais. 

Após três rodadas, o grupo A tem Junior e Pasto com 6 pontos, Tolima com 3 e Millonarios com 0. Os dois últimos têm uma partida a menos, a recuperar nesta quarta-feira. No grupo B, a classificação tem La Equidad (6), Itagüi e Medellín (4) e Atlético Nacional (3).

A outra vaga, na primeira fase, ficará com o melhor não-campeão do ano. A pontuação acumulada considera inclusive as fases finais, portanto ainda pode se alterar. No momento, o Tolima tem 78 pontos, três a mais que La Equidad.

Assim como no Chile, uma reviravolta pode vir da Sul-Americana, em caso de título do Millonarios, o que tiraria a terceira e última vaga do campeonato. A não ser, é claro, que ele se classifique com o título do Finalización.

EQUADOR

A liga é dividida em duas etapas, com os vencedores fazendo a final (e se classificando para os grupos da Libertadores), a não ser que o mesmo time conquiste ambas. Pode ser o caso doBarcelona de Guayaquil, que venceu a primeira etapa e está próximo de conquistar também a segunda.

O Barcelona tem cinco pontos de vantagem para o Emelec, que precisa vencer o Deportivo Quito no jogo atrasado de quarta-feira para chegar com chances à última rodada, no próximo fim de semana.

No caso de haver uma final do campeonato, o terceiro e o quarto colocados na tabela geral do ano disputariam a vaga na pré-Libertadores. No entanto, se o Barcelona for campeão direto, a disputa seria pelo vice-campeonato, entre o segundo e o terceiro, com o vencedor entrando direto na fase de grupos.

O Emelec já garantiu o segundo lugar na classificação anual, com 74 pontos. No momento, a terceira colocação é disputada por Independiente del Valle (68) e LDU Quito (66). Os jogos relevantes da última rodada são Barcelona x Olmedo, Deportivo Cuenca x Emelec, LDU Loja x Independiente e LDU Quito x Manta.

PARAGUAI

Campeão do Apertura, o Cerro Porteño já tem lugar assegurado na fase de grupos da Libertadores 2013. A corrida pelo título do Clausura está apertada: Guaraní com 39 pontos, Libertad e Nacional com 38, faltando três rodadas.

A vaga na primeira fase é definida pela classificação anual entre os não-campeões. Neste momento, a melhor campanha é do Libertad, com 82, com grandes possibilidades de obter a vaga mesmo sem ganhar o Clausura.

Em caso de título do Libertad, o principal candidato a se beneficiar é o Olimpia, com 75. O Nacional tem 71 e o Guaraní 69.

PERU

As vagas diretas cabem aos finalistas do campeonato: o Sporting Cristal, vice-campeão da Libertadores em 1997, e o Real Garcilaso, estreante no torneio. A decisão começa no próximo fim de semana.

Também fará sua primeira aparição a Universidad César Vallejo, classificada para a pré-Libertadores pela pontuação anual.

URUGUAI

As vagas na Libertadores 2013 seguem a classificação da temporada 2011/12. Nacional, campeão, ePeñarol, segundo na tabela geral, vão aos grupos. O Defensor Sporting, terceiro, entra na primeira fase.

VENEZUELA

A exemplo do Uruguai, a temporada 2011/12 definiu as vagas venezuelanas. Deportivo Lara eCaracas, campeão e vice, na fase de grupos, e Deportivo Anzoátegui na pré.

MÉXICO

O país convidado define seus representantes pela fase de classificação do Apertura, disputado no segundo semestre. A única limitação imposta é não estar na Liga dos Campeões da Concacaf na mesma temporada. Como não era o caso dos três primeiros colocados (TolucaTijuana León), todos eles se