segunda-feira, 9 de julho de 2012

Arrasadora, Polônia vence campeões olímpicos Estados Unidos e fatura título inédito da Liga Mundial

Polônia comemora título inédito da Liga Mundial
Polônia comemora título inédito da Liga Mundial conquistado em Sofia, na Bulgária

Uma final e um título: na primeira vez que a Polônia disputou a decisão da Liga Mundial de vôlei, a seleção do país fez história na competição. Enfrentando os atuais campeões olímpicos Estados Unidos, o time polonês sequer tomou conhecimento da tradição que estava do outro lado da quadra e, arrasador, encerrou o jogo fazendo 3 sets a 0 - parciais de 25-17, 26-24 e 25-20.

Se os Estados Unidos começaram a partida como favoritos por serem os atuais campeões olímpicos, a energia dos jogadores poloneses dentro de quadra mostrava desde o início que a Polônia não facilitaria a tarefa do rival. Dessa forma, forçando bastante o saque desde o começo e fechando muito bem o bloqueio sobre o ataque adversário, a seleção polonesa surpreendeu logo no primeiro set, fazendo 25 a 17.

Na segunda parcial, os Estados Unidos voltaram mais concentrados e dispostos a empatar a partida. Contando com a experiência do capitão Stanley, o time americano conseguiu acertar melhor o saque, quebrando a recepção do adversário e dificultando mais a vida dos poloneses. Ainda assim, mesmo com a reta final do set mais emocionante, deu Polônia: 26 a 24.
Divulgação
Polônia arma bloqueio contra os EUA na final da Liga Mundial
Polônia massacra EUA na final e leva primeiro título da Liga


Depois de vencer o segundo set, ficou claro que os poloneses não abririam mão do título inédito da Liga Mundial. Voltando ainda com mais vontade para a terceira parcial, a Polônia não deu chances aos Estados Unidos e logo abriu boa vantagem no placar, ficando cinco pontos à frente dos rivais. Assim, restou à Polônia administrar o marcador para fechar a partida em 3 sets a 0, sem grandes dificuldades. Na decisão, mais uma vez brilhou o forte bloqueio polonês, com 11 pontos. No ataque, destaque para Bartman Zbigniew, autor de 16 pontos, e Kurek Bartosz, de outros 15, sendo três de saque. 

O bronze da Liga Mundial ficou com Cuba, que fez um jogo equilibrado contra os búlgaros, donos da casa, vencendo apenas no tie-break, com parciais de 25/18, 19/25, 23/25, 25/23, 15/12.

A ascensão da Polônia no voleibol recente se concretizou principalmente no ano passado, quando o time ficou com o terceiro lugar na Liga Mundial - após perder para a campeã Rússia na semifinal, os poloneses passaram facilmente pela Argentina para ficar com a terceira colocação. Depois, na Copa do Mundo, também do ano passado, os poloneses foram os vice-campeões - ficando atrás da Itália e à frente do Brasil na classificação geral - e garantiram a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

Com esse título inédito da Liga Mundial conquistado sobre a seleção americana, atual campeã olímpica, o time polonês se consolida com um dos grandes favoritos ao ouro em Londres-2012. O algoz da seleção brasileira na competição deste ano encerrou a campanha no torneio com apenas duas derrotas, ambas na fase de grupos - uma para o Brasil e outra para a Finlândia.