quarta-feira, 4 de julho de 2012

10 incríveis momentos de Anderson Silva

Ele pode não ser o maior ídolo ou o mais importante lutador de todos os tempos, mas Anderson Silva é o melhor lutador que o MMA já teve em sua história.

Seu domínio no UFC tem sido tão grande que superou, na opinião deste blogueiro, o que Fedor Emelianenko fez no Pride.

São dois gênios, mas Anderson ultrapassou o lutador russo nos últimos anos.

Neste sábado, o Spider coloca seu cinturão em jogo contra Chael Sonnen.

Será a décima vez que ele fará isso!

E, já que o número 10 está em pauta, vamos relembrar dez grandes momentos da carreira do campeão.

Marcelo Alonso
Anderson enfrentando Lee Murray, que anos depois participou do maior assalto a banco da historia
Anderson enfrentando Lee Murray, que anos depois participou do maior assalto a banco da historia



10 – Anderson Silva vs Chris Leben – UFC Fight Night 5 – 28/06/2006Após brilhar na Inglaterra, Anderson estreia no UFC contra Leben e precisa de apenas 49 segundos para nocauteá-lo. Uma entrada arrasadora na organização, que já lhe garantiu a chance de disputar o cinturão contra o então campeão Rich Franklin.

09 – Anderson Silva vs Carlos Newton – Pride 25 – 16/03/2003Anderson entra no ringue ao som de Michael Jackson e vestindo roupas no estilo de seu ídolo. Mas o show veio mesmo em cima do ringue. O Spider aplicou uma belíssima joelhada voadora, que nocauteou o ex-campeão do UFC ainda no primeiro round.

08 – Anderson Silva vs Tony Fryklund – Cage Rage 16 – 22/04/2006O brasileiro assistiu ao filme “Ong Bak” e resolveu colocar em prática uma técnica usada no longa-metragem. Resultado: um nocaute com uma bela cotovelada em pé e um passaporte carimbado para o UFC.

07 – Anderson Silva vs Dan Henderson – UFC 82 – 01/03/2008
Nem mesmo o experiente e perigoso Dan Henderson fez frente ao campeão. Após um primeiro round de uma ligeira vantagem para o americano, Anderson simplesmente tratorizou o ex-campeão do Pride. Foi uma chuva de golpes em pé, que culminaram com uma massacre no chão até a finalização, que veio com um estrangulamento no fim do segundo round.

06 – Anderson Silva vs Lee Murray – Cage Rage 08 – 11/09/2004Quem vê Chael Sonnen se auto intitulando um gangster americano, talvez não saiba que Lee Murray sim era um verdadeiro gangster. Prova disso é que foi preso anos depois por participar do maior assalto a banco da história. Murray era o ídolo local e campeão do Cage Rage, e tentou intimidar Anderson logo na pesagem. A pressão não deu certo, o tempo fechou ali mesmo, e uma agressão ao brasileiro parecia que aconteceria a qualquer momento. Na hora da luta, Anderson deu show de frieza e dominou todos os rounds da luta, conquistando a vitória na decisão dos jurados e faturando o cinturão do evento.

05 – Anderson Silva vs Hayato Sakurai – Shooto, To the top 07 – 26/08/2001O primeiro cinturão de Anderson, assim como o do UFC e do Cage Rage, também foi conquistado na casa do adversário. Enfrentando a lenda japonesa Hayato Sakurai, Anderson novamente dominou toda a luta e levou a vitória na decisão unânime dos jurados. A estrela do campeão começava a brilhar.

04 – Anderson Silva vs Rich Franklin – UFC 64 – 14/10/2006
Foram precisos apenas 2m59s para Rich Franklin receber o maior castigo de sua carreira. Anderson não tomou conhecimento do campeão dos pesos médios e soltou seu arsenal de Muay Thai: chutes, socos, cotoveladas e, principalmente, joelhadas! A maior estrela do UFC iniciava seu reinado.

03 – Anderson Silva vs Vitor Belfort – UFC 126 – 05/02-2011Chamada de “luta do século” no Brasil, a disputa contra Belfort também não teve muito tempo de duração. Um chute frontal acertou o queixo de Vitor, que caiu nocauteado e foi alvo de uma série de socos que encerraram a luta aos 3m25s do primeiro round. A partir daquele momento, Anderson finalmente ganhou um reconhecimento que faltava em sua carreira: o de seu próprio país.

02 - Anderson Silva vs Forrest Griffin – UFC 101 – 08/08/2009
Pela segunda vez, Anderson subiria de categoria para lutar entre os meio-pesados, mas desta vez era para enfrentar um ex-campeão: o perigoso Forrest Griffin. O americano, no entanto, não se achou na luta. Anderson baixou a guarda, aplicou knockdown, ajudou seu adversário a se levantar e ainda aplicou um nocaute com um jab e andando para trás. A vitória foi tão esmagadora que Griffin saiu correndo para o vestiário, sem ao menos ouvir o anúncio oficial do resultado. Anos depois, o americano declarou que o Spider só seria derrotado quando permitissem que dois adversários ao mesmo tempo o enfrentassem no octagon.

01 – Anderson Silva vs Chael Sonnen – UFC 117 – 07/08/2010Sonnen provocou o campeão. Mexeu com Anderson, com sua família, seu país e seus ídolos, os irmãos Nogueira. Na hora da luta, o americano parecia cumprir tudo aquilo que prometera: castigar o campeão. Foram 23 minutos de domínio, mas um triângulo pôs fim ao sofrimento e espantou a zebra. Sonnen bateu e o mundo exaltou mais uma performance incrível do campeão. Curiosamente, Sonnen criticou, semanas antes, a faixa-preta de Jiu-Jitsu que Anderson recebera dos irmãos Nogueira. E não é que ele foi finalizado com uma técnica da Arte Suave?