quarta-feira, 18 de abril de 2012

VÍDEO: Duelo é Chelsea (8 técnicos em 7 anos) x Barcelona (apenas 2)

Chelsea e Barcelona estarão frente a frente nesta quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões. Será o reencontro três anos depois do último duelo entre os clubes, na mesma fase da competição. Pela quinta vez os times londrino e catalão irão se enfrentar em jogos de ida e volta nas oito últimas temporadas europeias.

De 2005 para cá o Barcelona já eliminou o Chelsea da Champions League em duas ocasiões (2006 e 2009) e os Blues levaram a melhor em uma (2005). Houve ainda confrontos pela fase de grupos do certame, em 2006, na temporada encerrada em 2007 com o título do Milan e os dois rivais despachados pelo Liverpool.

A rotatividade de jogadores é parecida nos dois elencos, tanto que das partidas da série acima disputadas há mais tempo (23 de fevereiro e 8 de março de 2005) o Barcelona mantém quatro atletas (Valdes, Puyol, Xavi e Iniesta). Já o Chelsea conta com cinco remanescentes (Cech, Terry, Paulo Ferreira, Lampard e Drogba). Algo bem próximo.

No entanto, o comando técnico do Barça sofreu apenas uma alteração no período, com a saída de Frank Rijkaard e a chegada de Pep Guardiola ao cargo. No mesmo período, entre interinos e efetivos, os Blues tiveram José Mourinho, Avram Grant, Felipão, Ray Wilkins, Guus Hiddink, Carlo Ancelotti, André Villas-Boas e Roberto Di Matteo.

Isso explica, em parte, as diferenças nos resultados internacionais alcançados pelos dois clubes. Um dado interessante: Di Matteo chega a esse duelo com o Barça com a mesma campanha de Hiddink em 209, 12 jogos, nove vitórias, dois empates e uma derrota. Veja, no vídeo abaixo, o comentário que foi ao ar no Bate-Bola da ESPN Brasil.




Veja o comentário!