sexta-feira, 6 de abril de 2012

Joel Santana: "Desde que eu cheguei, não consegui treinar. Só joguei

A eliminação do Flamengo na primeira fase da Libertadores é muito provável. Mas a chance de classificação não é tão escassa assim. O maior problema não é dar empate no jogo Olimpia x Emelec, em que os dois têm chance de classificação. O maior problema é o Flamengo jogar bem, não sofrer gol -- tem sofrido três por partida -- e ganhar do Lanús. 18o colocado no Torneio Clausura, líder do Grupo 2 da Libertadores.

A desclassificação precoce, se confirmada, fatalmente fará Joel Santana vilão. E é claro que grande parte da culpa é dele. Não a maior.
A maior parte é do Flamengo e da presidente Patrícia Amorim. Um clube que termina a fase pré-Libertadores com o técnico ameaçado e depois demitido -- Vanderlei Luxemburgo -- e acaba a fase de grupos com o novo treinador ameaçado -- Joel Santana -- admite a culpa.

O despreparo e a falta de planejamento para a Libertadores causam a crise. Não apenas a escolha do técnico.

Na manhã desta sexta-feira, Joel Santana retornou a ligação. Atendeu dizendo que não tem dado entrevistas, mas falou algumas coisas sobre a equipe. Assumiu que o time não está bem e que tem falhado muito. Defendeu-se: "Desde que eu cheguei, eu não treinei o time. Só joguei." Ele diz mais. Que o time está sofrendo derrotas, porque está mal mesmo. Que a defesa sofre gols que não pode sofrer. E que perde jogos a partir dos 30 minutos do segundo tempo, o que insinua problemas físicos, sobre os quais não continua falando. "Eu não vou falar sobre nada do passado", diz.
Joel estreou no dia 9 de fevereiro, vencendo o Madureira. Tem 15 jogos, com 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. É pouco tempo.
No entanto, ele teve duas semanas completas de treino. Entre a derrota paa o Vasco, na semifinal da Taça Guanabara, e a derrota para o Boavista, em fevereiro.
Entre as vitórias contra Friburguense e Volta Redonda, seis dias, entre 18 e 24 de março.

Entre 2001, quando deixou o Vasco, e 2007, quando assumiu o Flamengo, Joel teve uma coleção de trabalhos sem sucesso. Guarani, Internacional, Brasiliense, Fluminense... De lá para cá, teve sucesso no Flamengo em 2007, fracasso no Cruzeiro, sucesso no Botafogo, trabalho médio no Bahia, vai mal no Flamengo. Mas em 15 jogos e na bagunça do Fla de hoje, é impossível atribuir toda a culpa a ele.

O maior culpado hoje é o Flamengo.

xxx