sexta-feira, 6 de abril de 2012

Espanha domina Europa. Campeonato só tem Real e Barça, Parreira?

Dizem que o campeonato espanhol é fraco. Afirmam por aí que os times não existem, além dos gigantes Barcelona e Real Madrid. Alguns vão mais longe e comparam as equipes espanholas pequenas e médias aos times de menor porte que participam dos Estaduais no Brasil. Será?

Hoje o mundo do futebol destaca a presença de cinco espanhóis nas semifinais dos torneios europeus. Em 2007 e 2008, a Inglaterra teve três representantes entre os quatro melhores da Champions League, mas nenhum inglês alcançou tal estágio na então Copa da Uefa.

O sucesso espanhol na atual temporada só pode ser comparado em tempos recentes a 2000, quando classificou "apenas" três times às semifinais, mas todos na Liga dos Campeões, vencida em Saint-Denis, Paris, pelo Real Madrid na decisão frente ao Valencia, 3 a 0 (vídeo abaixo).

Em 2012, as duas decisões européias poderão ser espanholas. Será que o campeonato é tão fraco assim? Os fatos mostram que não. Quem quiser brigar com a realidade, fique à vontade. Aliás, o técnico campeão mundial em 1994 com a seleção brasileira disse dia desses que a liga espanhola é fraca. Aspas para Carlos Alberto Parreira:

"O campeonato espanhol tem três times. Os outros, do terceiro pra baixo (...) é uma inutilidade, uma fraqueza técnica (...) O Espanhol só tem duas equipes, o Barcelona e o Real Madrid"

Pergunta do blog: Será que Parreira viu, por exemplo, o Athletic Bilbao de Marcelo Bielsa eliminando o Manchester United, do campeonato inglês que ele tanto elogiou na entrevista ao canal Sportv? Você pode ver o trecho clicando aqui. E o time de "El Loco" obteve vitórias na Inglaterra e na Espanha!

Há, sim, fracos na Liga Espanhola, que ficam concentrados na metade de baixo da tabela de classificação e costumam ser presas fáceis para os dois gigantes, hoje os mais fortes do mundo, não apenas do país, com elenco estelares e protagonistas de grandes duelos. Mas entre a dupla e essas equipes há um grupo de bons times. E na atual temporada, tema da análise, isso está mais claro.

Para alguém que tem fama de estudioso do futebol, a análise decepciona, pela falta de profundidade, por não demonstrar tanto conhecimento. Devemos (e temos o direito de) esperar mais de Parreira, que, com todo respeito, demonstrou ser hoje, com dizem por aí, apenas uma opinião com grife.

E você, concorda com a afirmação dele?


Semifinalistas espanhóis:
2012 - 5 - Barcelona*, Real Madrid*, Atlético de Madrid**, Athletic Bilbao** e Valencia**
2011 - 3 - Barcelona*, Real Madrid* e Villarreal**
2010 - 2 - Barcelona* e Atlético de Madrid**
2009 - 1 - Barcelona*
2008 - 1 - Barcelona*
2007 - 3 - Espanyol**, Osasuna** e Sevilla**
2006 - 3 - Barcelona*, Villarreal* e Sevilla**
2005 - 0
2004 - 3 - Deportivo La Coruña*, Villarreal** e Valencia**
2003 - 1 - Real Madrid*
2002 - 2 - Barcelona* e Real Madrid*
2001 - 3 - Real Madrid*, Valencia* e Barcelona**
2000 - 3 - Barcelona*, Real Madrid* e Valencia*

* UCL
** EL/CU