sexta-feira, 23 de março de 2012

Real ou Barça? United ou City? Milan ou Juve; Dortmund ou Bayern?

A Champions League ferve. É verdade. Mas os principais campeonatos 'nacionais' europeus também. E como... É a melhor, mais equilibrada e de mais alto nível técnico dos últimos anos. A seguir, um raio-X do Espanhol, do Inglês, do Italiano e do Alemão. As chances dos favoritos, os próximos jogos e o meu palpite. Quero o seu também...


ESPANHOL - Sim. Temos um campeonato, faltando 10 rodadas. O Barça, encantado pelo recordista Messi, engatou a série de vitórias. O Real, que não tropeçava, tropeçou duas vezes. Os dois times se enfrentam em Barcelona (que ganhou em Madri na ida). Confronto direto é o primeiro critério de desempate.

Real Madrid (72 pontos): Real Sociedad (c), Osasuna (f), Valencia (c), Atlético (f), Gijón (c), Barcelona (f), Sevilla (c), Bilbao (f), Granada (f) e Mallorca (c)

Barcelona (66 pontos): Mallorca (f), Bilbao (c), Zaragoza (f), Getafe (c), Levante (f), Real Madrid (c), Rayo (f), Malaga (c), Espanyol (c), Betis (f)


Palpite: Real Madrid, raspando. Importante salientar. NÃO TORÇO PARA O REAL MADRID. Só não acreditava na manutenção do nível de jogo do Barcelona por tanto tempo. Ainda bem que eles surpreenderam… As tabelas são parecidas. Os dois têm clássicos locais e desafios parelhos. A distância de pontos, hoje pequena, pode ser decisiva.

INGLÊS – Temporada espetacular! Times de Londres brigam pelas vagas restantes na Champions. A briga pelo título confronta os times de Manchester. A favor do United, a tabela mais fácil e, sobretudo, a tradição recente de conquistas. Ferguson e Giggs, por exemplo, foram 12 vezes campeões ingleses!!! 12 vezes !!! No City, que vive jejum de títulos, quem mais venceu o Inglês foi o ex-renegado Teves: 2 vezes, pelo United...

Manchester United (70 pontos): Fulham (c), Blackburn (f), QPR (c), Wigan (f), Aston Villa (c), Everton (c), Manchester City (f), Swansea (c) e Sunderland (f)

Manchester City (69 pontos): Stoke City (f), Sunderland (c), Arsenal (f), West Brom (c), Norwich (f), Wolves (f), Manchester United (c), Newcastle (f), QPR (c)


Palpite: United. O time não joga tão bonito como o rival? Não. A hegemonia vermelha é maléfica para o futebol inglês? Sim. Mas a tradição deve pesar. O confronto direto é no estádio do City, o melhor mandante do futebol europeu hoje. Mas o time azul precisa melhorar demais fora se quiser levar o troféu pra casa, independentemente do duelo com o rival.

ITALIANO – Na Copa da Itália, a Juve levou a melhor e disputará a final. No Italiano, o título está mais uma vez nas mãos do Milan. Vantagem razoável, tabela favorável, time mais rodado. A Juventus precisa manter-se viva nas próximos quatro rodadas quanto tem três jogos cruciais em casa (Inter, Napoli, e Lazio).

Milan (60 pontos): Roma (c), Catania (f), Fiorentina (c), Chievo (f), Genoa (c), Bologna (c), Siena (f), Atalanta (c), Inter (f), Novara (c)

Juventus (56 pontos): Inter (c), Napoli (c), Palermo (f), Lazio (c), Cesena (f), Roma (c), Novara (f), Lecce (c), Cagliari (f), Atalanta (c)


Palpite: Milan. Tem tudo a seu favor. O que pode atrapalhar, por incrível que pareça, é o duríssimo confronto na Champions League com o Barcelona – além das já habituais lesões. Será que o time perde o foco no Italiano para pensar no Barça. A Juventus espera que sim.

ALEMÃO – São disparados os melhores times da Alemanha, cada um ao seu estilo. Se descolaram dos demais. Decidirão a Copa da Alemanha e também o campeonato, onde o Borussia tem uma vantagem considerável. O Bayern, envolvido também na Champions League, terá de se desdobrar.

Borussia Dortmund (59 pontos): Colonia (f), Stuttgart (c), Wolfsburg (f), Bayern (c), Schalke (f), Borussia M´Gladbach (c), Kaiserlautern (f), Freiburg (c)

Bayern Munique (54 pontos): Hannover (c), Nuremberg (f), Augsburg (c), Dortmund (f), Mainz (c), Werder Bremen (f), Stuttgart (c), Colonia (f) 


Palpite: Dortmund. Tem a tabela mais complicada, mas o time encaixou novamente e vai receber seu grande adversário em casa. Se vencer o confronto direto, dificilmente perde o título, embora não dependa do duelo com o Bayern para conquistador o campeonato.