sexta-feira, 23 de março de 2012

Chefão do MMA ataca futebol. UFC significa "Último Falastrão Careca"?

Não acompanho o MMA. Entre as lutas, prefiro o boxe. Nada contra quem curte o que rola no octágono. Cada um na sua. Tentei entender a modalidade quando das primeiras transmissões pela TV. Não me senti interessado pela então novidade. Mas muita gente se apaixonou e os combates fazem enorme sucesso. 

Imagino que Dana White, presidente do Ultimate Fighting Championship (UFC), tenha muita capacidade, afinal, não é qualquer idiota que se vê à frete de um negócio de bilhões de dólares. Se ele fez do MMA um grande sucesso, aplausos! Mas quando o americano ataca o futebol, convenhamos... que tolice.

Os Estados Unidos não têm o Esporte Rei como seu favorito, ok. Mas o mundo não se resume ao país do Tio Sam e, como se sabe, fora da área administrada por Barack Obama, raríssimos são os lugares onde não se ama futebol. No planeta, nenhuma modalidade esportiva se aproxima minimanente do que os americanos chamam "soccer".

Pena que, depois de demonstrar competência na promoção das lutas, White não tenha criticado, por exemplo, a cartolagem futebolística. Ele parece mais competente que a maioria dos dirigentes que aturamos. E é evidente que tem o direito de achar o nosso futebol um saco. Mas dizer que "é o esporte menos talentoso do mundo"...

E da mesma forma os fãs do futebol que não morrem de amores pelo MMA também podem entender UFC como o "Último Falastrão Careca"... Aliás, o que ele acha das parcerias que são fechadas entre clubes de futebol com milhões de torcedores e alguns dos lutadores, brasileiros e estrangeiros?


Dana White transformou o MMA em negócio altamente lucrativo
Dana White transformou o MMA em modalidade popular e negócio altamente lucrativo...

...mas não se mostra capaz de apreciar a arte de craques como Neymar
...mas não se mostra capaz de apreciar a arte de craques como Neymar: azar dele