quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VÍDEO: Sabe porque "brasileirinhos" são "Pachecos"? Não? Então veja

Quando nos referimos aos que defendem a seleção da CBF em qualquer circunstância, como se fosse sinal de patriotismo, é comum chamá-los de "Pachecos". Os mais jovens não entendem e os que têm este sobrenome às vezes ficam irritados. Mas não custa mostrar quem é, ou quem era, Pacheco.

"Camisa 12 da Gillette" era o slogan do personagem criado para a campanha da lâmina de barbear amplamente veiculada antes e durante a Copa do Mundo de 1982. Até que a Itália eliminou o Brasil e... Pacheco sumiu. Foi rapidamente retirado do ar para nunca mais voltar à telinha.

Do jeito que se esgoelava, é possível que o simpático personagem tenha batido as botas no terceiro gol de Paolo Rossi. Ou, decepcionado com a pior derrota da seleção desde 1950, Pacheco talvez tenha abandonado o futebol, aliando-se à sua pobre mulher em intermináveis sessões de crochê.

Pacheco sumiu, levou com ele seu perfil divertido, tremenda caricatura de todos nós que, em algum momento na vida, nos esgoelamos pelo futebol. E se foi com fama de azarado, coitado. Mas deixou uma marca, hoje representada por gente, quase sempre, nada divertida como o "Camisa 12".



Pacheco, o camisa 12: aposentado como pé frio em 1982 após gols de Rossi