quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

De olho nas surpresas da temporada

Kris Versteeg, artilheiro do Florida Panthers na temporada
Kris Versteeg, artilheiro do Florida Panthers na temporada


Da mesma forma que o futebol é uma caixinha de surpresas, o hockey também é, ainda mais quando levamos em consideração jogadores que não passavam confiança alguma aos torcedores e que, de uma hora para outra, começaram a se destacar em suas equipes. O mais legal disto tudo é que não existe uma regra para saber se um jogador que realizou temporadas regulares irá se destacar futuramente, o que torna o jogo de contratações uma mescla de erro e acertos e que separa os General Managers do céu e do inferno.

O primeiro nome que vale destacar é o do canadense Kris Versteeg. Quinta escolha do Boston Bruins, em 2004, o atleta só foi atuar na NHL de 2007-2008 e seu nome ganhou destaque no mundo do hockey junto com o Chicago Blackhawks duas temporadas depois, com o título da Stanley Cup. Um jogador habilidoso, de momentos únicos e que na ocasião conseguiu 20 gols e 24 assistências, um número que o colocaria facilmente entra as peças mais importantes daquele Chicago campeão.

Na temporada seguinte, o canadense foi trocado para o Toronto Maple Leafs, onde começaria seu inferno astral e que culminaria após ser enviado ao Philadelphia Flyers. Com a camisa laranja, sua atuação foi pífia, conseguindo a marca de 7 gols e 4 assistências em 27 jogos, sem contar que muitas vezes nem chegou perto de ser escalado pelo técnico Peter Laviolette.

Desacreditado na Pennsylvania, era hora de mudar. Sua nova casa seria o Florida Panthers e junto dela a retomada do sucesso. Em 33 jogos, Versteeg já possui 35 pontos, sendo 16 gols e 19 assistências, o que o coloca como artilheiro da equipe na temporada.

Algo parecido ocorreu na carreira do atleta Joffrey Lupul. Na segunda passagem do jogador pelo Anaheim Ducks, Lupul teve um grave problema de saúde, após uma cirurgia de hérnia de disco, o que o tirou por praticamente um ano do gelo. Na temporada passada, seu verdadeiro hockey havia sumido do mapa e uma troca era algo mais do que certa. Foi quando apareceu o Toronto Maple Leafs em sua carreira. Nesta temporada atual, Joffrey Lupul está com 36 pontos em 33 jogos disputados, quase a mesma pontuação que o jogador conseguiu nos últimos 3 anos de carreira. Um dos principais fatores da volta ao sucesso do atleta se deve à excelente sintonia que possui com seu companheiro de linha, o goleador Phil Kessel.

O que faz com que grandes promessas retomem o sucesso dentro do gelo? Parceiros de equipe? Técnicos?