quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Devagar: além de Messi, Cristiano Ronaldo também está acima de Neymar

É muito bom -- e importante -- que Neymar seja incluído na lista dos 23 melhores do mundo pela Fifa, jogando no Brasil. Desde 2004, quando a Fifa começou a fazer a lista prévia, com 23 eleitos, é o segundo nome de um clube distante da Europa -- Riquelme foi lembrado quando jogava pelo Boca Juniors, em 2007. Mas a presença de Neymar não faz dele o vice-rei. Discute-se quem é melhor, Messi ou Neymar, mas a conversa é restrita a quem assiste aos jogos do Brasil. Na Europa, ainda há Cristiano Ronaldo.

Em 2009, a discussão sobre quem era o melhor jogador do mundo era mais válida. Ou era Cristiano Ronaldo, eleito em 2008, ou Messi, escolhido pela primeira vez em 2009. Hoje, Messi está em outra esfera, mas os números do argentino e do português seguem cabeça a cabeça.

Na terça-feira, Messi marcou seu gol 200 pelo Barcelona -- está com 202.
Na quarta-feira, Cristiano Ronaldo marcou seu gol 100 pelo Real Madrid -- disputou 105 partidas.
Na temporada passada, Cristiano Ronaldo marcou 53 gols pelo Real Madrid. Messi marcou 53 gols pelo Barcelona.
Na atual temporada, dez rodadas do Campeonato Espanhol, quatro da Liga dos CAmpeões, Messi já balançou as redes 18 vezes. Cristiano Ronaldo venceu os goleiros em 13 ocasiões.

Messi é capaz de dribles em espaço curto e velocidade altíssima. Cristiano Ronaldo tem o zigue-zague mais imprevisível para zagueiros de qualquer parte do planeta. Controla a bola com os dois pés, sai para o lado que bem entender, sem anúncio prévio.
Neymar está no mesmo caminho. Mas sua disputa ainda é para entrar no grupo dos cinco melhores, que conta também com Xavi e Iniesta.
Não é para saber se joga mais do que Messi.

xxx
Ronaldo: segundo
melhor do mundo