sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Que tal unificar seleção olímpica e seleção principal?

A vitória do Brasil sobre a Argentina em Belém e a atuação de alguns jogadores reforçaram uma ideia que vinha rondando minha cabeça: não seria melhor transformar a seleção olímpica -que disputará os Jogos de Londres em 2012- e a seleção principal -a que vai jogar a Copa de 2014- numa coisa só?

Motivos não faltam. Vamos a eles?

1. O melhor jogador do país hoje é um jogador 'olímpico': Neymar;

2. Neymar tem agora, de fato, um candidato real a ser o seu parceiro, ou coadjuvante: Lucas;

3. O Brasil nunca ganhou a medalha de ouro olímpica;

4. O técnico da seleção principal, Mano Menezes, faz questão de ser o técnico do time em Londres;

5. O Brasil não disputará as Eliminatórias e terá problemas para montar um time-base para 2014; transformando a seleção principal em olímpica, ou vice-versa, ganharia tempo neste processo;

Motivos suficientes? Não?

Então vamos a mais nomes. Além de Neymar e Lucas, o Brasil tem mais um punhado de bons jogadores com idade olímpica: Fábio e Rafael (os irmãos do Manchester), Danilo, Rômulo, Oscar, Casemiro, Leandro Damião, Rafael (goleiro do Santos; por que não dar uma sequencia a ele?), Ganso, Wellington, Fernando... Tem gente pra caramba, não tem?

E tem mais: os três jogadores acima de 23 anos que a Olimpíada permite. Júlio César no gol? Um dos zagueiros? Thiago Silva? Ronaldinho Gaúcho? Kaká? Um lateral esquerdo?

Escolha três e monte o time principal do Brasil com o elenco sub-23 e o técnico Mano Menezes. Mais do que lógico, me parece necessário...