sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Melhor rendimento no Brasileirão

Este Campeonato Brasileiro está se notabilizando pelo sobe e desce, troca constante na luta pelo título. Resolvi olhar com mais cuidado a tabela e cheguei a algumas conclusões. Dos seis primeiros, Vasco, Corinthians e Fluminense são os que menos oscilaram.

No entanto, o Vasco é o que tem o melhor rendimento (62,8% de aproveitamento, com 14V, 7E e 5D – time que menos perdeu no Brasileirão). A única vez que o Vasco ficou sem vencer foi porque estava priorizando a Copa do Brasil e não entrava com o time completo.

Debatendo este tema no twitter, o seguidor @JulioSheeeD, o Julio César, tem uma planilha, que segue abaixo, com detalhamento do aproveitamento rodada a rodada do Campeonato Brasileiro de cada participante.

Lógico que os números são frios, não entram em campo, mas indicam quem tem um rendimento equilibrado na competição. O Coritiba também ficou três jogos sem perder, mas o time tem 10 derrotas ao todo. Isso explica a 10ª colocação na tabela.

O Fluminense, por exemplo, vence ou perde no Brasileirão. O time empatou apenas duas partidas em 26 disputadas. Ou seja: não somar pontos prejudica na campanha total.

O Flamengo ficou 10 jogos sem vencer e só perde no quesito pior sequência no Brasileirão sem somar 3 pontos em uma mesma partida para o América-MG, virtual rebaixado.

Faltam 12 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, sendo 14 para o Santos, que tem jogos atrasados. Agora, chega a hora de separar os times que querem ganhar o Brasileirão daqueles que só vão fazer figuração no G4 em busca da Libertadores.

A luta para ficar na Série A também segue acirrada e promete surpresas. Dos 4 As (América-MG, Avaí, Atlético-PR e Atlético-MG), acho que o Galo tem mais chance de escapar. Ceará e Bahia que fiquem espertos. Para mim, o Cruzeiro escapa tranquilamente.

undefined