quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fla, 10 jogos sem vitória. E Luxa faz singelo apelo contra rebaixamento

Depois da derrota para o Corinthians, Vanderlei Luxemburgo surpreendeu ao afirmar que o objetivo do caro time que comanda é a vaga na próxima Copa Libertadores. Até então imaginava-se que o Flamengo buscasse o título brasileiro. Prioridade defendida há três anos pelo próprio técnico, que na ocasião criticou a falta de ambição de vários clubes pelo título, além de uma valorização excessiva da participação no torneio da Conmebol.

Após o empate com o Botafogo, Luxemburgo disse que o resultado era "normal", e que "anormal" para um time como o dele foram as derrotas para Atlético Goianiense, Avaí, Bahia, Atlético Paranaense... Essa ele já tinha usado antes. Mas convenhamos, um elenco que custa tanto dinheiro e atua sob a batuta de um treinador tão badalado e vitorioso precisa vencer jogos difíceis, até para recuperar os pontos "fáceis".

Ontem, em Sete Lagoas, Luxemburgo foi mais longe, e também mais original. E desconversou sobre o fiasco da décima partida sem vitória acumulada pelo Flamengo. Foram cinco pontos em 30 disputados, ou seja, 25 perdidos! Isso com Ronaldinho & Companhia. O camisa 10, por sinal, jogou bem, mas o time carioca não venceu um fragilizado Atlético. Claro que o torcedor esperava uma explicação a respeito.

Mas que nada, para coroar a noite, o técnico do Flamengo fez um apelo, pediu apoio de outros treinadores e disse que quatro rebaixados no Brasileirão é muita coisa, sugeriu que devam ser dois ou três. É, curiosamente, do nada, ele desenvolveu o tema. Mas por que esse assunto teve que ser levantado após o décimo jogo em que o time não venceu? Será que o rebaixamento já preocupa? No ano passado, pelo Galo, Luxa ficou muito tempo entre os últimos.

Fato: a distância para o líder é cada vez mais parecida com a que separa o Flamengo da zona do rebaixamento. Estaria Luxemburgo à frente de seu tempo? Seria ele um visionário? Abra os olhos torcedor rubro-negro, ainda há tempo de lutar para não cair. Mas será que evitar a queda é o novo objetivo do técnico? Qual será o verdadeiro pojetu?


Ronaldinho fez boa partida, mas não impediu o décimo jogo sem vitória
Ronaldinho não impediu o décimo jogo sem vitória