segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Segunda-feira tem mais um draft na NFL

Calma, calma, calma. Não vamos nos empolgar, pois esse draft é bem diferente daquele que você está acostumado a assistir. Não, seu time não terá sete escolhas, e não, mais de 200 jogadores não estarão disponíveis. Amanhã acontece o "supplemental draft", um sorteio bem diferente do draft normal.

Atletas que se cadastram pro supplemental draft fazem isso por qualquer razão que os impediu de entrar no draft normal. Muitas vezes atletas não se cadastram para o draft normal antes do prazo permitido enquanto outros não entram por causa de problemas disciplinares ou acadêmicos que afetam sua elegibilidade. Esse é o caso de Terrelle Pryor, o foco do supplemental draft de amanhã. O ex-QB da Ohio State aceitou dinheiro e outros benefícios em sua carreira de três anos na universidade, quebrando várias regras da NCAA. Ao invés de servir uma suspensão de cinco jogos esse ano na Ohio State, o jogador decidiu abandonar os estudos e pular direto para a NFL. Roger Goodell, comissário da NFL, permitiu a entrada do atleta no supplemental draft mas o suspendeu dos 5 primeiros jogos dessa temporada.
Pryor é o nome do dia para o supplemental draft
Pryor é o nome do dia para o supplemental draft
Crédito da imagem: Reprodução
Como que os times escolhem os jogadores?

A escolha é bem diferente do draft normal. Geralmente o supplemental draft tem pouquíssimos jogadores. Na história do evento, que existe desde 1977, apenas dois jogadores (Cris Carter e Bernie Kosar) tiverem GRANDES carreiras na NFL. Esse ano, seis atletas (Terrelle Pryor, Caleb King, Keenan Mace, Tracy Wilson, Michael McAdoo e Torez Jones) participarão. Nenhum desses jogadores (tirando o Pryor) é considerado um talento que realmente possa fazer alguma diferença na NFL. A maioria provavelmente nem será draftada.

Os times interessados fazem um pedido para o atleta que querem. Na pedido, o time fala em qual rodada do draft NORMAL que ele selecionaria o atleta. Ou seja, qual seria o valor do jogador no draft convencional. Se o time ficar com o jogador, ele perde a escolha correspondente ao draft do ano seguinte. Por exemplo, os Raiders mandam um pedido para o Terrelle Pryor. O time acha que ele vale uma escolha de terceira rodada. Os Dolphins, também querem o atleta só que eles acham que ele só vale uma escolha de quarta rodada. Nesse caso, os Raiders ficam com o Pryor mas perdem uma escolha de terceira rodada no draft de 2012. Se os dois times escolherem a mesma rodada no pedido, o time com a escolha mais alta na rodada citada (do draft do ano que vem) fica com o jogador.

Quem vai ficar com o Terrelle Pryor?

Representantes de 17 times (Dolphins, Steelers, Raiders, Colts, Redskins, Saints, Bucs, Cowboys, Chargers, Browns, Lions, Eagles, Bengals, Bills, Chiefs, 49ers, Patriots) se reuniram ontem em Pennslyvania pra ver um treinamento de Terrelle Pryor. Pryor fez quase tudo que um quarterback normal faz no "NFL Combine". Ele fez exercícios de agilidade, velocidade, precisão nos lançamentos, e força no braço. Segundo o olheiro, Todd Mcshay, o que mais impressionou foi sua velocidade (4,36 segundos na corrida de 40 jardas) que supera Cam Newton e se aproxima de Michael Vick. Sua altura de 1'96, peso de 106 quilos, e incrível envergadura de 211 centímetros chamaram muita atenção. Entretanto, o trabalho dos pés (algo crucial para um QB) estava abaixo da média, e a precisão nos lançamentos não agradou. Muitos acham que a melhor chance de Pryor se dar bem na NFL é em outra posição, provavelmente wide receiver. (Brad Smith, que recentemente assinou um contrato de 15 milhões com o Buffalo Bills era um QB na faculdade. Hoje, ele trabalha com receiver, retornador, e de vez em quando, quarterback.)

Eu sinceramente acho que Pryor será um QB na liga. Ele vai ter que evoluir bastante lançando a bola, e hoje é um talento "cru". Pryor tem todas as ferramentas físicas para se tornar um grande talento. Eu acho que ele vale uma escolha de quinta rodada no draft. Vamos ficar de olho nos times que buscam melhorar a posição de quarterback (Dolphins, Raiders, 49ers, Bengals e Redskins).

Se Pryor não for selecionado ele se tornará um free agent e poderá assinar com qualquer time.

Você assinaria Pryor? Qual rodada?