segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Na Bélgica, provocação sobre tragédia japonesa suspende jogo. Veja

Torcedores do Germinal Beerschot, da Bélgica, acharam que seria uma ótima ideia usar o desastre nuclear de Fukushima para provocar o goleiro japonês do Lierse, Eiji Kawashima, durante jogo do campeonato belga.

O Lierse vencia por 1 a 0 quando Kawashima passou a ser alvo de insultos e ter objetos atirados na sua direção, enquanto os torcedores cantavam "Kawashima-Fukushima".

Visivelmente transtornado, o goleiro dirigiu-se ao árbitro, que tomou a decisão de suspender a partida. Somente depois de alguns minutos, quando os gritos cessaram, o jogo teve reinício. É o mesmo procedimento recomendado para incidentes de racismo.

A partida terminou empatada por 1 a 1, e Kawashima deixou o campo aos prantos. "Posso perdoar insultos, mas não isso", declarou à imprensa local. "Usar o drama de Fukushima desta maneira não é nada engraçado".

Em março, um terremoto seguido de tsunami deixou dezenas de milhares de mortos e desaparecidos. Um vazamento nuclear na usina de Fukushima fez com que cerca de 100 mil habitantes fossem obrigados a deixar a região.

Há quem acredite que qualquer recurso é válido para desestabilizar os adversários. Certos limites, porém, não deveriam nunca ser cruzados.

Veja o vídeo do incidente, aos 5:00.