segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Juventus chama time da terceirona inglesa para inaugurar estádio. Saiba o motivo

Por que o Notts County, time que disputa a League One, terceira divisão inglesa, foi escolhido para inaugurar o novo estádio da Juventus, dia 8 de setembro? Não seria o caso de buscar um rival de mais prestígio para a ocasião?

A resposta é simples: o Notts County, além de ser o clube mais antigo do mundo entre aqueles ainda ativos no profissionalismo, influenciou de maneira crucial a história juventina. Se hoje a Vecchia Signora ostenta seu uniforme preto e branco, um dos mais célebres do futebol, é por causa dos ingleses.

Nos primeiros anos após sua fundação, em 1897, por um grupo de estudantes em Turim, a Juve vestia uniformes cor-de-rosa (com gravatas negras, como ditava a moda da regra). Somente em 1903 se deu a mudança no uniforme, de maneira absolutamente casual.

Um dos sócios da Juventus, o inglês John Savage, que trabalhava no comércio têxtil, escreveu a um amigo em seu país pedindo novos uniformes. As camisas que o time vestia desbotavam e perdiam a cor com as lavagens.

Este amigo, residente em Nottingham e torcedor do Notts County, enviou à Itália camisas listradas em preto e branco, como a do time de coração. A remessa foi recebida com desconfiança, mas como o campeonato já estava para começar e ficou por isso mesmo. Sem nenhum plano, nem ideal por trás.

Dois anos depois, a Juventus conquistaria, já em "bianconero", seu primeiro scudetto de um total de 27.

O Notts County aceitou o convite para a inauguração, mesmo tendo um jogo de campeonato contra o Walsall, dois dias depois. "Considerando a relação histórica entre os dois clubes e o prestígio da ocasião, estávamos preparados para mover céu e terra para fazer acontecer", comentou o presidente Ray Trew.

No primeiro tempo, o time inglês jogará com seu uniforme tradicional, e a Juve de rosa - cor de seu segundo uniforme para a temporada 2011/12. Para a segunda etapa, a Juventus vestirá preto e branco, e o Notts County um uniforme branco feito especialmente para a ocasião.

A inauguração do novo estádio, construído no lugar do antigo Delle Alpi e que terá capacidade para 41 mil torcedores, representa não apenas um marco para a Juventus, mas para o futebol italiano como um todo.

A falta de arenas com padrões internacionais, preparadas para gerar receita nos dias de jogos e fora deles, é uma das mais sérias lacunas do futebol italiano em relação a países como Inglaterra e Alemanha. A mudança da Juventus é um passo inicial, mas precisa ser seguida por outros clubes.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o novo estádio.