terça-feira, 19 de abril de 2011

Perder pode ser bom negócio na reta final da Premier League

A classificação do Stoke para a final da Copa da Inglaterra contra o Manchester City levantou uma hipótese preocupante - sobretudo para os torcedores do Tottenham. Este ano, a decisão da FA Cup será realizada no dia 14 de maio, ou seja, antes do fim da Premier League, marcado para o dia 22. É uma circunstância excepcional, já que Wembley tem de estar à disposição da Uefa duas semanas antes da decisão da Liga dos Campeões, que se disputará no dia 28.

A tabela marcava justamente um jogo entre Manchester City e Stoke para o fim de semana da final. A partida precisou ser remarcada para o dia 17 de maio, o que criou um interessante dilema. O melhor resultado para o Stoke pode ser a derrota.

De acordo com o regulamento da Liga Europa, caso o vencedor da copa nacional esteja garantido na Liga dos Campeões, a vaga é herdada pelo vice. O City neste momento é o quarto colocado na Premier League, o que lhe daria o direito de jogar os play-offs da Champions, em agosto. O Tottenham está três pontos atrás, com uma partida a menos. Ou seja, a disputa deve ser acirrada até a rodada final.

Caso o Stoke saia derrotado da final em Wembley, só jogará a competição europeia na próxima temporada se o Manchester City ficar entre os quatro primeiros. O time ainda não está livre do rebaixamento (tem cinco pontos de vantagem sobre o Blackpool, 18º colocado), mas, caso esteja, poderia facilitar, no dia 17, a vida do seu algoz na decisão.

A Premier League tem regras que impedem o uso de times deliberadamente enfraquecidos, mas, mesmo com o que houver de melhor para o técnico Tony Pulis escalar, é sempre difícil e subjetivo analisar as intenções de quem entra em campo.

No caso de o City vencer a FA Cup, mas terminar em quinto lugar na Premier League, abre-se uma vaga na Liga Europa para o sexto colocado. O Birmingham, campeão da Copa da Liga Inglesa, já está garantido. E o beneficiado com a vaga para o sexto lugar pode ser justamente o Liverpool - que no dia 15, penúltima rodada, enfrenta justamente o Tottenham!

Ou seja, o Liverpool também poderia tirar vantagem de uma eventual derrota, ajudando o Tottenham a superar o Manchester City na classificação. Só que, neste caso, não há nenhuma garantia de que os Reds permaneçam em sexto - hoje, estão a apenas dois pontos do rival Everton e a seis do Bolton, que tem uma partida a menos. Bolton que enfrenta o Manchester City na última rodada.

Complexo, não?