quinta-feira, 28 de abril de 2011

Globo deixou naming rights fora de contratos

Palmeiras e Corinthians insistiram para a Globo colocar em contrato que se comprometeria a falar o nome de eventuais patrocinadores de seus futuros estádios. Cartolas do alvinegro chegaram até a dizer que não fechariam com a emissora se ela não concordasse com essa cláusula.
A pressão não adiantou. A Globo afirma que nenhum dos novos contratos obriga a emissora a falar o nome dos compradores de naming rights de estádios.
O Palmeiras só não assinou antes com a Globo porque seu departamento jurídico tentou, em vão, trocar uma cláusula que dizia que a emissora divulgaria os patrocinadores quando possível. O clube sugeriu uma redação mais firme, mas a parceira rejeitou.
Para todos os clubes com a pretensão de erguer um estádio, o naming right é parte fundamental do projeto financeiro. O Corinthians, por exemplo, conta com essa verba para pagar a construtora Odebrecht.
A decisão da Globo, porém, torna essas marcas menos valorizadas. A atitude vai na contramão do discurso da emissora que se apresenta como grande parceira do futebol brasileiro para justificar sua tese de que dinheiro não é o que mais conta na negociação dos direitos de transmissão do Nacional.