quinta-feira, 28 de abril de 2011

Barcelona 'declara guerra' e vai denunciar Mourinho à Uefa por insinuações pós-jogo

O Barcelona confirmou que vai denunciar o técnico do Real Madrid, José Mourinho, à Uefa por conta das insinuações do português de que o árbitro Wolfgang Stark teria beneficiado os catalães na vitória por 2 a 0 desta quarta-feira. A cúpula da equipe esteve reunida por muito tempo nesta quinta e decidiu entrar com a ação.

“O acordado é denunciar o senhor José Mourinho ao Comitê de Controle e Disciplina da Uefa por uma infração do código disciplinar da Uefa. Nos amparamos no artigo 5. Nossa intenção não é avivar o fogo, mas sim apaga-lo porque entendemos que os treinadores deveriam falar apenas de futebol e não de coisas que podem incitar a violência. Rechaçamos confrontos dialéticos, o que não é compatível com ser inflexível quando se superam os limites, como fez Mourinho. Temos plena confiança nos órgãos disciplinares da Uefa”, afirmou Antoni Frixa, porta-voz doclube catalão.

Antes da decisão catalã, porém, a própria Uefa já havia declarado que iria analisar as declarações de Mourinho. Além disso, a entidade indiciou o Real Madrid por objetos atirados em campo, por invasão do gramado e pelas expulsões de Pepe e do próprio José Mourinho. O Barcelona também entrou nas acusações e será julgado por conta da expulsão de do goleiro reserva, José Manuel Pinto.

Mourinho havia sido indiciado pela Uefa justamente por infringir o artigo 5 das Regulações Disciplinares da Champions League, que trata sobre os princípios de conduta dos protagonistas da competição.

O clima na Espanha esquentou muito com a seqüência de super clássicos entre Barcelona e Real Madrid. O diário madrilenho Marca estampou a notícia da intimação catalã com ‘Barça declara guerra ao Madrid’. Pouco depois, a manchete foi mudada para ‘Barça declara guerra a Mourinho’.

Após o jogo, Mourinho atacou diretamente o Barcelona e o técnico Pep Guardiola.. O português se irritou com a expulsão de Pepe, acabou sendo colocado para fora também e chegou a questionar o título catalão na Champions League da temporada de 2008/09 em sua coletiva pós-jogo.

Entre as declarações polêmicas de Mourinho em sua entrevista pós-jogo, nesta quarta, o treinador deu a entender que o Barcelona teria um ‘poder’ sobre a arbitragem: “Por que o Barça tem esse poder sobre árbitros? De onde vem esse poder?", questionou o português. “Por que não deixam as outras equipes jogar com 11 contra eles? Para que isso? Não entendo", completou.

Mourinho não gostou de ver Pepe sendo expulso e disparou contra a arbitragem
Mourinho não gostou de ver Pepe sendo expulso e disparou contra a arbitragem
Crédito da imagem: Reuters